Nas últimas semanas decorreram diversas atividades de sensibilização e limpeza nos bairros, escolas e praias na cidade Ilha da Moçambique!
Estes momentos decorrem numa altura em que a ilha completa 204 anos do seu aniversário, e ao mesmo tempo coincidiu com o dia Mundial da Limpeza, a 17 de Setembro. As atividades foram planificadas em conjunto com o Conselho Municipal da Cidade da Ilha de Moçambique, Governo do Distrito, Oikos, ADPM Mértola e CDB (Comité de Desenvolvimento dos Bairros) e APETUR – Associação de Pequenos Empresários de Hotelaria e Turismo da Ilha de Moçambique, sendo este último responsável e organizador das atividades de limpezas.
Semana da limpeza
Nesta semana, as sensibilizações pretendiam alertar e reduzir o fluxo de resíduos que a Ilha de Moçambique tem registado nos momentos festivos. Assim, mobilizaram-se e capacitaram-se em média 30 ativistas para as sensibilizações nos bairros, locais de eventos, bares e praias, e juntos com a comunidade limparam-se bairros, escolas e praias. Esta atividade relevou-se muito importante visto que o grau de educação sanitária da população terá bastante influência na limpeza da cidade. Aos olhos da Oikos, todos deveriam estar conscientes que mais importante que limpar é não sujar!
Oficinas ludo pedagógicas
Continuam a decorrem oficinas de ludo pedagógicas – desta vez na EPC 25 de junho – orientadas por uma professora. Com 33 alunos da 4a classe discutiu-se acerca de proteção e valorização do meio ambiente, no sentido de mudar a sua visão sobre a temática. Os alunos foram desafiados a pensar em alternativas sustentáveis para o tratamento de lixo existente na Ilha de Moçambique, sendo que para essa atividade incluíram-se momentos de reflexão, partilha e discussão. É através de iniciativas como esta que a Oikos tenta formar e educar as crianças que representarão o nosso futuro.
Capacitação de agentes de limpeza urbana
A Oikos capacitou 38 agentes de limpeza urbana sobre, principalmente, três pilares: varredura, gestão de resíduos e o tratamento dos mesmos. Este não se tratou do primeiro encontro de limpeza urbana, mas desta vez enfatizou-se o tema da gestão de resíduos inorgânicos (plásticos, entre outros). A capacitação foi reforçada pelo chefe dos serviços urbanos na área de saneamento e meio ambiente Abú Obaita que incentivou os agentes a priorizarem os plásticos, por serem os resíduos que mais contribuem negativamente para o ecossistema marítimo da Ilha de Moçambique.
São iniciativas como estas que irão permitir a que haja uma educação, mobilização e transformação deste tema tão relevante na ilha de Moçambique!
Solução Participada para Plásticos Marítimos é um projeto URB-África/ UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, em parceria com a APETUR – Associação de Pequenos Empresários de Hotelaria e Turismo da Ilha de Moçambique, CAIRIM da Universidade Eduardo Mondlane, Conselho Municipal da Cidade da Ilha de Moçambique, Ensaios e Diálogos Associação, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – UniLúrio e Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, cofinanciado pelo Camões, I.P.