Honduras

Aterro Sanitário em Pespire, Honduras, possibilita tratamento de resíduos sólidos

InauguracaoAterro 2 Pespire Jan11

Quinze bairros e vilas da área urbana da comunidade de La Palma, Município de Pespire, Honduras, contam agora com um Aterro Sanitário que pretende solucionar a problemática da correcta gestão de resíduos sólidos urbanos produzidos nesta zona.

 

O aterro sanitário tem uma vida útil de pelo menos 10 anos e, além de ser um depósito de resíduos sólidos do Município, contará com um centro de apoio para a reciclagem e comercialização de papel, plástico, metal e vidro, entre outros, nas instalações do aterro.

 

“Pespire não tinha um lugar apropriado para o tratamento dos resíduos sólidos. Era feita a recolha do lixo, mas depois era deitado nas margens do rio, causando problemas a jusante no rio. Agora, existe um sistema tecnicamente aceitável para fazer a gestão adequada dos resíduos sólidos. Esperamos que a população ajude através da separação de lixo e que, no futuro, também a reciclagem possa gerar um acréscimo de receita mensal para as famílias”, afirma Javier Casco, Director Executivo da Associação de Desenvolvimento Pespirense – ADEPES.

 

A cerimónia de inauguração contou com a presença de autoridades locais, representantes da União Europeia, da Oikos, da Cooperativa Fraternidade Pespirene e da ADEPES.

 

Cerca de 800 famílias são beneficiadas com este projecto, que é co-financiado pela Comissão Europeia e pelo Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento – IPAD. “Cadeias produtivas e gestão sustentável dos recursos naturais no Município de Pespire” é um projecto de redução da pobreza, através da geração de fontes de receitas alternativas e aumento da empregabilidade, bem como de gestão racional dos recursos naturais no município de Pespire.

 

 InauguracaoAterro 2 Pespire Jan11

InauguracaoAterro 3 Pespire Jan11