No âmbito da dupla comemoração dos 50 anos da Declaração dos Direitos da Criança e dos 20 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança foi constituída a Plataforma Comemorativa dos Direitos da Criança, da qual a Oikos – Cooperação e Desenvolvimento é parte integrante.
Esta actual reunião de esforços representa, para além de um projecto pioneiro no nosso País, uma verdadeira mais-valia nesta área de actuação uma vez que os vários elementos que constituem esta Plataforma têm vindo a trabalhar na defesa e promoção dos direitos sociais, culturais, económicos e civis da criança e do jovem, indispensáveis ao seu desenvolvimento integral.
A Plataforma pretende agora prolongar as suas acções, e desde 20 de Novembro de 2009, que em parceria aberta, definiu um conjunto diversificado de actividades significativas que visam fundamentalmente:
a) Informar e consciencializar o cidadão de que a concretização de uma “nova cultura” da criança deve ser um objectivo e responsabilidade de todos;
b) Promover uma política de prevenção das situações de desprotecção e perigo que ofendem os direitos das nossas crianças e jovens;
c) Intensificar os esforços de sensibilização e de intervenção, ao nível das políticas, estratégias e acções mais adequadas à concretização dos valores e princípios que inspiram o sistema de promoção e protecção dos direitos das crianças;
Convida-se assim toda a imprensa para a conferência de apresentação oficial da Plataforma dos Direitos das Crianças e todas as acções já planeadas para este ano, que terá lugar dia 26 de Abril (Segunda-feira, pelas 17h, no Novotel- Av. José Malhoa, 1. Lisboa.
Estarão presentes os representantes das instituições que integram a plataforma, nomeadamente a Dra. Maria de Jesus Barroso (FPDignitate), a Dra. Dulce Rocha (IAC), Margarida Pinto Correia (F.Gil) e Fernanda Freitas (jornalista).
Estarão ainda expostos os cartazes vencedores do “Concurso Europeu de Cartazes sobre o 20ª aniversário da Convenção sobre os Direitos a Criança”, promovido em Portugal pela Oikos – Cooperação e Desenvolvimento em parceira com a Representação da Comissão Europeia em Portugal.
Blogue da Plataforma dos Direitos da Criança: