Notícias

Apoio ao desenvolvimento de intermediários de mercado na província de Cabo Delgado

Troca de experiencia copy

Em cinco distritos da Província de Cabo Delgado, a Oikos consolida as capacidades dos comerciantes rurais e de organizações de produtores. Esta formação não só potencia uma visão sustentável de mercado, como também sensibiliza a outros temas importante, como o género, juventude, melhor nutrição e adaptação às alterações climáticas.

Até à data, esta iniciativa apoiou 8 comerciantes rurais na legalização dos seus negócios, 34 comerciantes no registo dos seus bens imóveis e 48 na compra e venda de produtos agrícolas (como sementes e agroquímicos).

Em média, cada um dos comerciantes ganhou cerca de 144’800MTN (cerca de 2.000€), valor que permite aos comerciantes expandirem os seus negócios, diversificar a fonte de receita e lucro e, assim, garantir maior rentabilidade durante todo o ano.

Um dos membros da comunidade apoiados nesta iniciativa foi Adamo Enamaia. O Adamo tem 32 anos e é um comerciante de insumos e de produtos agrícolas, que vem desenvolvendo o seu negócio há cerca de 10 anos. A participação nesta iniciativa ajudou-o a melhorar a planificação e estabilidade do seu negócio: “As capacitações em que participei, ajudaram-me a organizar melhor o meu negócio, a aumentar as minhas receitas, e a identificar oportunidades de negócios no meu distrito, com a troca de experiências que tive com outros comerciantes de Nampula e da Zambézia, percebi que a venda de insumos agrícolas poderia ajudar a população a aumentar a produção e a ter mais lucros no meu negócio”.

Em 2016, o Adamo foi selecionado a participar nesta formação tendo feito uma visita a comerciantes, cuja atividade principal e única e a comercialização de insumos agrícolas, onde estabeleceu contactos com as empresas e registou-se como retalhista de sementes e agroquímicos.

Com os lucros do seu negócio, o Adamo contruiu duas casas em Nacala e Namuno, e comprou recentemente um terreno junto à via principal para uma loja com maiores dimensões e conforto.

Este é um projeto desenvolvido em parceria com o Governo de Moçambique, nomeadamente a Direção Nacional de Promoção do Desenvolvimento Rural e Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural. Financiamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), uma agência das Nações Unidas.

Troca de experiencia copy

 

Adamo

 

Mais sobre este projeto.

 

 

Artigos Relacionados