A Oikos acaba de lançar uma campanha de crowdfunding internacional para construir um aterro sanitário na Nicarágua.
Ajude-nos a passar a palavra!
Mesmo que não possa doar, será que pode partilhar com pelo menos 10 pessoas que ache que poderiam ajudar?
Obrigado! Juntos vamos conseguir os fundos para este projeto!
AMBIENTE MAIS LIMPO E MAIS SEGURO PARA A NICARÁGUA: CONSTRUÇÃO DE ATERRO SANITÁRIO
EXISTE UM PROBLEMA?
SIM EXISTE! A maioria dos municípios da Nicarágua não possui mecanismos adequados para a gestão eficiente e sustentável de resíduos. A prática comum é recolher os resíduos e depositá-los sem qualquer tratamento num aterro central, ao ar livre, muitas vezes localizado na periferia da cidade. Esta prática é uma das principais fontes de poluição do ar, da água e do solo e tem sérias consequências para o meio ambiente e para a saúde da população.
PODEMOS RESOLVER?
SIM, PODEMOS! O município de San Pedro de Lovago, juntamente com a Oikos – Cooperação e Desenvolvimento e a ONG nicaraguense Asociación Renovables en Nicaragua, iniciaram um processo de cooperação para a construção de um aterro sanitário com um centro de reciclagem. Isso contribuirá significativamente para um município ecologicamente sustentável, garantindo às gerações futuras um ambiente mais limpo e seguro.
O QUE PRECISAMOS?
A construção de um aterro ambiental requer várias etapas.
1) Estudo e projeto do aterro sanitário – Já concluído
O estudo, realizado por uma equipe de especialistas, agregou todos os dados necessários para um projeto integral do aterro sanitário. O estudo inclui uma classificação e cálculo da quantidade diária de resíduos gerados, uma análise operacional e financeira do sistema de recolha e o impacto que terá no meio ambiente. Com base no estudo, foi criado um plano de gestão.
2) Construção de aterro sanitário
O local de despejo atual será limpo para dar lugar ao aterro sanitário. Na construção, são incluídos mecanismos para descarregar ecologicamente líquidos e gases produzidos pela decomposição de matéria orgânica. A infraestrutura também inclui um centro de reciclagem para reduzir ainda mais os resíduos sólidos e contribuir para a sustentabilidade financeira do aterro ambiental, vendendo material reciclado para empresas especializadas.
3) Formação municipal em gestão ambiental e de resíduos
Será efetuado um programa de formação sobre recolha, transporte, triagem e processamento de resíduos para a equipa municipal qualificada para este efeito.
ENTÃO, MÃOS À OBRA!
Felizmente o estudo, o projeto e os planos técnicos do aterro sanitário ambiental já foram elaborados. Agora o objetivo é financiar a construção do próprio aterro. Os custos de construção estão estimados em cerca de 80.000 euros. Isto cobre os custos de materiais de construção, maquinaria, força de trabalho e limpeza inicial do local de despejo. (€ 7.500 serão para custos de gestão e angariação de fundos)
Com a sua ajuda, podemos tornar o aterro uma realidade e melhorar exponencialmente as condições de vida e saúde para mais de 1.000 famílias e lares na Nicarágua.
Ajude-nos a passar a palavra!
Mesmo que não possa doar, será que pode partilhar com pelo menos 10 pessoas que ache que poderiam ajudar?
Obrigado!