Notícias

Action/2015: movimento mundial para fazer deste ano um ponto de viragem

2015 é um ano especial para o desenvolvimento. É o primeiro Ano Europeu consagrado à ação externa da União Europeia e ao papel da Europa no mundo. Para as organizações de desenvolvimento de toda a Europa é uma oportunidade única para mostrar o empenho da Europa na erradicação da pobreza à escala mundial e motivar mais europeus a implicar-se e a participar no desenvolvimento. 

Além disso, em 2015 está igualmente previsto alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio acordados em 2000 e a comunidade internacional deverá decidir qual o futuro quadro mundial para a erradicação da pobreza e o desenvolvimento sustentável.

 

Está a gerar-se um movimento global designado “action/2015”, que desenvolverá acções concretas ao longo do ano para que as tomadas de decisão e acordos ambiciosos feitos em 2015 sejam um reflexo das diferentes lutas que todas as pessoas travam nos diferentes pontos do mundo.

 

“action/2015” é uma das campanhas com as maiores coligações e mais diversificadas de sempre, resultando num movimento mundial com mais de 1200 organizações em mais de 125 países, da qual faz parte a Oikos.

 

Abrange as temáticas ambientais, desenvolvimento e direitos humanos. O foco é tornar 2015 num ano de mudanças profundas para melhor e reais, para as pessoas e para o planeta.

A campanha é lançada com alguns dos cidadãos mais influentes e interessados de todo o mundo que se uniram para chamar a atenção dos líderes mundiais para que tomem as decisões certas e cumpram os seus compromissos.

 

Malala Yousafzai, vencedora do Prémio Nobel, que colocou a vida em risco pelo direito à educação, afirma “As pessoas querem globalmente um fim à injustiça, pobreza e analfabetismo. O nosso mundo está interconectado e os jovens estão prontos e mobilizados para verem grandes mudanças concretizadas. Juntos, estamos a exigir aos nossos líderes que tomem medidas em 2015 e todos nós devemos fazer a nossa parte. Vou continuar a trabalhar incansavelmente para chamar a atenção dos líderes mundiais a aproveitar esta oportunidade para garantir o ensino primário e secundário gratuito e de qualidade para cada criança. Esse é o meu objetivo e espero que minha voz seja ouvida, uma vez que é a voz de milhões de crianças que querem ir para a escola.”

 

Ao lado de Malala, dezenas de ativistas de alto nível como a Rainha Rania da Jordânia, Bono, Ben Affleck, Bill e Melinda Gates e Mo Ibrahim apoiam esta campanha mundial.

Há momentos na história que se tornam pontos de viragem. 2015, esperamos, será um desses momentos. É o ano mais importante para a tomada de decisão global desde o início do novo milénio.

 

Consulte aqui a carta aberta aos líderes mundiais (em inglês)

 

Acompanhe as acções desta campanha mundial: www.action2015.org