No dia 29 de Junho, a União Europeia (UE) e os governos centro-americanos irão encontrar-se em Tegucigalpa, Honduras, para a assinatura de um novo Acordo de Parcerias, que inclui também diretrizes económicas.
Neste contexto, as redes da sociedade civil europeia e organizações internacionais signatárias expressam seu apoio ao posicionamento e propostas apresentadas por Redes de Organizações da Sociedade Civil (OSC) centro-americanas em um comunicado enviado a 04 de junho, sendo uma das signatárias a CIFCA (Iniciativa de Copenhague para Centroamérica y México), rede da qual a Oikos é membro.
Estas 11 redes abarcam uma ampla gama de organizações da sociedade civil da América Central (AC), sendo portanto significativamente representativas. Entre as recomendações manifestadas está, por exemplo, a proposta de um debate com a sociedade civil antes da Ratificação do referido novo Acordo; e também que as estratégias utilizadas nas mais diferentes áreas tenham como foco os direitos humanos, mais do que os interesses económicos.
Durante os últimos três anos, as organizações internacionais têm observado a deterioração da situação dos direitos humanos nas Honduras, incluindo o aumento da impunidade, da militarização, violações dos direitos humanos e perseguição de defensores dos direitos humanos, especialmente contra jornalistas, camponeses e membros de movimentos LGBT.
Consulte aqui as recomendações apresentadas por esta Rede de OSC para o novo acordo de parceria entre a UE e a América Central.