Após treze anos de esforços reunidos na vida cultural de Cienfuegos, o projeto comunitário Traços Livres, liderado pelo artista visual Santiago Hermes, materializa um dos seus tantos sonhos!
Recentemente inaugurámos a Galeria Comunitária Traços Livres, em Cienfuegos – Cuba. Uma exposição coletiva «Transições», que pretende preservar e valorizar o património cultural e tradicional local cada vez mais desconhecido, em benefício da sua própria identidade cultural. A inauguração da galeria representa um novo degrau no trabalho de Traços Livres dentro do Distrito Criativo La Gloria, onde se respira e fala a sua arte, com a autenticidade e as vivências quotidianas dos moradores.
Tratou-se do primeiro ato de empreendedorismo de arte da Pérola do Sul, onde se articularam autoridades locais, a academia e atores culturais independentes. O projeto decorre dos esforços conjuntos da Oikos, do Poder Popular Municipal de Cienfuegos e da Universidade de Cienfuegos, para promover e melhorar uma experiência já existente – a Zona Criativa Trazos Libres – como um modelo sustentável de desenvolvimento socioeconómico para a comunidade através da produção e rentabilidade cultural.
Aqui estão alguns resultados que pretendemos alcançar:
» Criar um modelo de indústria criativa, inserido no contexto do desenvolvimento local, que promove a integração de grupos desfavorecidos e numa dinâmica de múltiplos atores;
» Desenvolver capacidades para a implementação de um programa de disseminação e formação cultural, mobilizando artistas, a comunidade escolar, a população residente e instituições estatais e não estatais;
» Fomentar o potencial económico de bens e serviços culturais no mercado local e turístico.
A Oikos e os seus parceiros pretendem, então, contribuir para a renovação sociocultural e o crescimento económico da cidade de Cienfuegos, a partir do modelo de cidade criativa, bem como promover a cultura e a capacidade criativa dos agentes locais em Cienfuegos como um fator de desenvolvimento local inclusivo!