São Tomé e Príncipe

Abertura do Centro de Recursos Partilhados no Príncipe

A Oikos criou na região autónoma da Ilha do Príncipe um Centro de Recursos Partilhados, com o objetivo de estimular ONGs locais na sua vida associativa através da facilitação de diversos recursos informáticos, formação e acompanhamento técnico.

Embora com uma população pequena, a ilha do Príncipe não deixa de ter uma sociedade civil bem organizada e diversificada, com uma enorme vontade em participar no processo de desenvolvimento sustentável do território.

 

Várias associações surgiram nas últimas décadas, para defender causas transversais a nível da região (igualdade de género, proteção do ambiente, entre outras), bem como interesses específicos das comunidades rurais, em áreas como a pesca, a agricultura, o comércio.

Hoje, algumas destas ONGs encontram dificuldades na perseguição dos seus objetivos, uma delas sendo a falta de local para se reunir e trabalhar em equipa na preparação das atividades.

 

Em resposta e com o objetivo de estimular ONGs locais na sua vida associativa, o projeto da Oikos FOR.BIO.STP criou na região autónoma um Centro de Recursos Partilhados (CRP), localizado em Santo António na sede do Parque Natural Obô do Príncipe, instituição parceira desta iniciativa.

 

Aberto todos os dias, o CRP dispõe de uma sala de reuniões apetrechada com três computadores de mesa, acesso wifi a internet e uma impressora/fotocopiadora. Um animador permanente facilitará o acesso aos aderentes e o uso das ferramentas disponíveis.

 

Mensalmente o projeto FOR.BIO.STP organizará workshops de assistência técnica nos domínios da gestão da via associativa, informática na ótica do utilizador e elaboração de projetos, com uma abordagem de apoio personalizado para as ONGs participantes.

 

No dia 25 de Maio de 2016 realizou-se uma pequena cerimónia de abertura do centro, com presença e participação do Presidente Interino do Governo Regional, Sr Francisco Gula. 

 

Após a cerimónia foi organizado, em parceria com a Federação das ONGs de São Tomé e Príncipe, na pessoa do seu Secretário Eduardo Elba, um workshop sobre a temática do “Associativismo e a Advocacia Ambiental”, que contou com a participação ativa de representantes de 15 associações e grupos do Príncipe, interessados em aderir ao Centro.