Você fez uma grande diferença para o futuro da Ajuda Pública ao Desenvolvimento.
No 4.º Fórum de Alto Nível sobre Eficácia da Ajuda que teve lugar em Busan, na Coreia do Sul, os Governantes concordaram que tornariam a Ajuda Pública ao Desenvolvimento mais transparente até 2015. Além disso, uma série de países e Organizações deram o exemplo, publicando informações sobre seus gastos; e os EUA – o maior doador do mundo – já subscreveu a “Iniciativa Internacional sobre Transparência da Ajuda” (IATI).
Isto é um progresso real, mensurável – e você ajudou a que acontecesse.
Com os gastos mais transparentes, teremos a certeza que o dinheiro da Ajuda Pública ao Desenvolvimento tem o melhor impacto possível, e chega a quem mais precisa.
Os doadores poderão coordenar-se melhor entre si, reduzindo desperdícios e sobreposição; os governos dos países em desenvolvimento serão capazes de planear melhor as suas políticas e acções; e os cidadãos terão elementos mais concretos para chamarem os seus governos a prestar contas. Maior transparência irá igualmente ajudar a reduzir a corrupção.
Como é que foram entregues as 64.000 assinaturas?
Foram espalhadas peças de puzzle numa sala de membros de alguns governos presentes em Busan, que os deixou confusos, mas intrigados. Em seguida, foi entregue o puzzle concluído ao Ministro sueco, numa grande sala de conferências. A mensagem passada foi que, quando as pessoas têm apenas um pouco da informação, elas não serão capazes de ver a imagem completa. Mas quando as peças se juntam, a mensagem é clara. O mesmo vale para a Ajuda.
Graças a você, nós fizemos que os doadores e os parceiros renovassem a sua promessa de tornar a Ajuda transparente. Afinal, eles não podem ignorar 64.000 assinaturas de todo o mundo!
Você mudou a Ajuda para melhor. Obrigado novamente pelo seu apoio!