Notícias

A Oikos reforça o seu trabalho na Colômbia, após 4 anos no país 

Estamos a iniciar um novo projeto para apoiar 80 famílias a adaptarem-se aos efeitos dos fenómenos climáticos e conflitos sociais do país.

O mosaico económico e social da zona da Cordilheira de Nariño, na Côlombia, foi inevitavelmente afetado pelo conflito militar interno e, recentemente, pelo processo de desmilitarização integrado no processo de paz. Este contexto tem tornado estas populações extremamente vulneráveis a uma instabilidade social que tem sido crescente nos últimos meses nestas regiões devido à influência de grupos criminosos, atividades paramilitares, violência relacionada com o narcotráfico e ao contexto político e económico desfavorável, com corte de estradas, greves, tensões e violência civil.

Paralelamente, existe um agravamento das condições climáticas com tempestades, inundações, deslizamentos e desabamentos de terra, deixando estas populações numa situação económica e alimentar de risco.

Assim, a Oikos pretende melhorar a capacidade de resiliência e adaptação de pequenos produtores afetados pelas alterações climáticas e pela instabilidade política e social, como forma de contribuir para a segurança alimentar das suas famílias e para a estabilidade social da comunidade. Com o objetivo de dar a conhecer às entidades financiadoras e implementadoras os resultados e atividades do Projecto, foi organizado um encontro com os 80 agricultores de cinco aldeias do distrito de Rosal del Monte, no município de Buesaco, Nariño.

Estas famílias conseguirão assim melhorar as suas condições de vida.  

O projeto Aymuray é financiado pelo Instituto Camões, I.P. e implementado pela Oikos – Cooperação e Desenvolvimento