Continuamos a reforçar a segurança alimentar de 80 famílias do corregimento de El Rosal del Monte, no município de Buesaco, através da construção de três viveiros comunitários. Estes destinam-se à germinação, sementeira, fornecimento e distribuição de plântulas (plantas jovens recém-nascidas), permitindo dar continuidade à implementação de hortas familiares e ao acesso regular a alimentos frescos e diversificados.
A construção destas infraestruturas foi possível graças ao fornecimento de materiais pelo Projeto Aymuray e ao forte envolvimento da comunidade local, que contribuiu de forma participativa com a cedência de terrenos e mão de obra, reforçando os laços de cooperação comunitária.
Os viveiros encontram-se estrategicamente localizados nas veredas de El Manzano, San Miguel e Alto Monserrate, garantindo maior proximidade e acesso para os beneficiários das diferentes comunidades do corregimento.
Para além da sua função produtiva, os viveiros comunitários promovem a organização, a participação e o trabalho coletivo entre as seis veredas do corregimento de Rosal del Monte: Hatillo Medina, El Manzano, San Miguel Alto, San Miguel Bajo, Alto Monserrate, San Isidro e a zona urbana.
A Oikos assegura ainda a entrega de materiais e o acompanhamento técnico contínuo, através da sua presença permanente no território, fortalecendo as capacidades locais e a sustentabilidade das iniciativas.
Os três viveiros permitem que beneficiários e comunidade em geral tenham acesso a plântulas de legumes, produtos hortícolas e árvores de fruto, contribuindo para o fortalecimento das hortas familiares e para a continuidade dos bancos de sementes criados no âmbito do projeto!
O Projeto Aymuray está a ser implementado desde janeiro de 2024 pela Oikos, com financiamento do Instituto Camões, I.P., promovendo o direito à alimentação e o desenvolvimento comunitário sustentável.



