Notícias

A Oikos continua a lutar pelas pessoas que são torturadas em El Salvador

“Tortura” é qualquer ato pelo qual a dor ou o sofrimento físico ou mental grave é intencionalmente infligido a uma pessoa, seja para puni-la, intimidá-la ou coagi-la.

Em El Salvador muitas pessoas sofreram e continuam a ser vítimas de tortura e maus-tratos, apesar da sua proibição a nível internacional através da Convenção contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes. Estas práticas prejudicam profundamente a possibilidade de viver uma vida digna e afectam principalmente as mulheres, os jovens e a população LGBTI.

Assim, no âmbito do Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura e em parceira com organizações parceiras, a Oikos organizou um evento com a duração de 3 dias onde se abordaram temas sobre tortura e maus tratos em El Salvador.

Este espaço foi criado para aprofundar a importância da troca de experiências de histórias de vida, gestão de conhecimento sobre a temática, bem como fazer um ponto de encontro entre vítimas e organizações da sociedade civil, parceiros internacionais, jornalistas e especialistas em matéria jurídica.

O evento marcou também o encerramento do projeto “Inclusão, governação e restituição de direitos para todos e todos”, e foram apresentadas as principais conquistas, os desafios enfrentados pelo contexto e as expectativas para a defesa dos direitos humanos.

O evento foi apoiado pelo Instituto de Derechos Humanos de la UCA – Idhuca e Redação Regional, organizado pela Oikos em parceria com o SSPAS | Servicio Social Pasionista , a Agrupación Ciudadana por la Despenalización del Aborto El Salvador , o Centro de Estudios de la Mujer e Oikos – Cooperação e Desenvolvimento e financiado pela Unión Europea en Honduras