Noticias Pobreza Zero

“A forma como vivemos a nossa vida influencia verdadeiramente a dos outros!”

“A forma como vivemos a nossa vida influencia verdadeiramente a dos outros.” Este foi um dos motes que a Oikos usou para lembrar a importância do “Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza” não ser esquecido.

Assinalado a 17 de outubro, a Oikos, mais uma vez, não podia ficar indiferente a este dia, que representa uma excelente oportunidade para informar e sensibilizar crianças, jovens e adultos para a dura realidade da pobreza extrema e para a necessidade urgente de atuar no sentido da erradicação da mesma.

 

Sabemos que foram organizadas em Portugal diversas iniciativas de natureza variada, mas não queríamos deixar de louvar as dezenas de fotografias e partilhas que recebemos de escolas e universidades no âmbito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Pequenas e grandes manifestações demonstram que a sociedade civil acredita num Mundo melhor, está ativa e disponível para se mobilizar por esta causa.

 

A Oikos lançou o desafio para que, neste dia, fossem organizadas iniciativas individuais ou em conjunto como: “um minuto de silêncio” e/ou “um cordão humano”, e fosse lido o “Manifesto contra a Pobreza” que sugerimos.

 

Dos relatos e fotografias que recebemos, e que podem ser consultadas no nosso Facebook, foram organizadas ações na Escola Secundária de Caneças; Escola Profissional de Torres Novas; CFPIMM – Centro de Formação Profissional das Indústrias da Madeira e do Mobiliário; Escola E.B.1/JI de Milhazes, Agrupamento de Escolas de Barcelos; EMRC Mondim, Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto; Escola D. António Ferreira Gomes, Agrupamento de Escolas de Ermesinde; Escola da Bela, Agrupamento de Escolas de Ermesinde; Profitecla – núcleo de Guimarães; Escola Secundária Francisco de Holanda, entre muitas outras! Veja as fotos e vídeos de um dia de mobilização na nossa página de Facebook!

 

Gostaríamos de louvar todas as iniciativas, das mais pequeninas às maiores, como a em que participaram cerca de 1.000 pessoas na realização de um cordão humano na zona envolvente do Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, para a realização do “um minuto de silêncio”. A “Escola Profitecla – núcleo de Guimarães” associou-se às comemorações deste dia e, juntamente com a “Escola Secundária Francisco de Holanda”, alunos e professores deram as mãos num ato simbólico contra a pobreza e exclusão social. No final, foi lido o manifesto da Oikos escrito especialmente para este dia! Parabéns a tod@s @s participantes pela grande iniciativa!

 

Com a consciência de que somos a primeira geração da história da humanidade com os meios para poder acabar com a pobreza e a desigualdade, esperamos que este dia tenha sido uma oportunidade para reconfirmarmos o nosso compromisso com a construção de um mundo mais humano, justo e igualitário! Começa em nós, começa em ti! #pobrezazero #comecaemti