Multigeográficos

Luta contra a fome reforçada na Nicarágua

11 Organizações e Redes da sociedade civil da Nicarágua unem forças por forma a influenciar e assegurar o Direito Humano à alimentação no país através da chamada Aliança para o Direito Humano à Alimentação na Nicarágua (ADHAC-NI).

 

No passado dia 14 de Julho realizou-se o lançamento oficial desta rede, com a assinatura formal da constituição da mesma. Estiveram presentes, entre outros, o director da cooperação da delegação da União Europeia na Nicarágua, Costa Rica e Panamá, Laurent Sillano e Dora Zeledón, responsável da Liga Parlamentar contra a Fome da Assembleia Nacional.

 

 “A Aliança para o Direito Humano à Alimentação irá promover a participação activa dos cidadãos nas decisões públicas sobre segurança alimentar e nutricional através da monitorização e implementação da legislação” disse Matilde Rocha, diretora-executivo da Cooperativa Agrícola Federação de Mulheres Produtoras Rurais da Nicarágua (Femuprocan).

 

Representante da União Europeia mostrou à Oikos grande satisfação pela qualidade do evento e pela sua cobertura mediática.

Algumas notícias nos meios: La Prensa | El Nuevo Diario | Diario Metro

 

 

A Aliança é promovida e lançada no âmbito de um projecto da Oikos de segurança alimentar e nutricional que incide em cinco países da América Central. Procura incidir em políticas públicas para benefício da população da região, é implementado com cinco organizações parceiras e financiado pela União Europeia, as Nações Unidas e o Camões.