Notícias

A ação da OIKOS na Indonésia – os resultados

100.000 beneficiários com a ação da Oikos na Indonésia

Passaram quatro anos desde a catástrofe natural que assolou o sudoeste asiático provocada pelo tsunami de Dezembro de 2004.

A Oikos esteve presente durante quatro anos na Indonésia, província de Aceh, beneficiando mais de 100.000 pessoas com projetos de saúde pública, saneamento básico, acesso a água, formação de quadros locais e construção de equipamentos essenciais para garantia da qualidade de vida das populações.

Como Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento Internacional com 20 anos de experiência de ajuda humanitária em África, América Latina e Ásia, a Oikos respondeu à catástrofe natural que assolou o sudoeste asiático provocada pelo tsunami de Dezembro de 2004 e dirigiu os seus esforços de socorro aos sobreviventes no país mais afetado: a Indonésia – com mais de 166.000 mortos e 203.817 deslocados.

 

Ao longo destes quatro anos, e sob coordenação de um especialista em emergência humanitária português, a Oikos concentrou a sua ação na melhoria das condições de vida das vítimas do maremoto atuando numa lógica de desenvolvimento sustentável em três fases – emergência, reconstrução e prevenção de catástrofes.

 

Principais atividades desenvolvidas:

– Provisionamento de água, com fontes permanentes, construção de equipamentos sanitários e realização de ações de sensibilização para hábitos de higiene.

– Concepção e desenvolvimento de uma clínica móvel para diagnóstico e acompanhamento de doenças respiratórias agudas, com financiamento da Direção-Geral de Saúde Portuguesa.

– Gestão dos centros de saúde locais em Ulee Kareng, promovendo formações em primeiros socorros, emergência médica, e patologias como a malária, o dengue, e a gripe das aves.

– Construção de equipamentos sanitários em 16 escolas em Aceh com financiamento do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD). Foram igualmente promovidos comportamentos ambientais e de higiene de acordo com as especificidades locais e com os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).

 

“Foi extraordinário ver a transformação do caos que encontrei na melhoria das condições de vida das populações afetadas de uma forma notável, com a ajuda da comunidade internacional, com os esforços da Oikos e dos portugueses. Foram quatro anos inesquecíveis, com riscos, mas com uma enorme satisfação por poder representar o nosso país na resposta a uma das maiores catástrofes da história.” João Monteiro, coordenador da Oikos na Indonésia desde Janeiro de 2005 até o final do projeto.

 

Recorrendo a vários doadores nacionais e internacionais, aos quais se agradece a confiança e apoio, a Oikos investiu um total de 820.000€ na reconstrução de Aceh.

 

No final destes quatro anos, e em conjugação com o esforço de outros parceiros humanitários e das Nações Unidas, a Oikos deixou os seus beneficiários nas suas casas novas, com saneamento básico adequado e acesso à água.