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Coordenador / Representante Honduras

Estão abertas candidaturas à admissão de um Coordenador de Projecto e Representante Legal para exercer funções nas Honduras.

CANDIDATURAS:

Enviar por E-mail CV e carta de motivação (em Espanhol), até o dia 7 de Dezembro de 2007, a: Francesco Filippi (departamento de projectos), gap2@oikos.pt .

DESCRIÇÃO DE FUNÇÕES

TÍTULO: Coordenador de Projecto e Representante Legal

REPORTANDO PARA: Coordenador Geral para a América Central (Nicarágua)

 

PROPÓSITO DO POSTO:

– Representar legalmente a OIKOS nas Honduras

– Supervisão das acções do Projecto “Cadeias produtivas e gestão dos recursos naturais em zonas de ladeira do município de Pespire, Honduras”.

LOCAL: Honduras, sem prejuízo de deslocações necessárias ao desempenho das suas funções, nomeadamente noutros países da América Central.


PRINCIPAIS FUNÇÕES:

01 Supervisão do Projecto nas Honduras

– Coordenar e integrar as actividades do projecto nas Honduras;

– Negociar com os parceiros locais as actividades a realizar de acordo com a proposta do projecto;

02 Supervisionar a Administração e Gestão do Projecto

– Preparar orçamentos e projectos complementares e submetê-los à aprovação da Sede (departamento de projectos) e do Coordenador Geral da América Central;

– Preparar planos de tesouraria mensais para aprovação do Coordenador Geral da América Central e da sede, seguindo o plano de contabilidade em uso na Organização;

– Velar pela boa gestão financeira do projecto;

– Garantir que os procedimentos administrativos em vigor na OIKOS sejam respeitados;

– Garantir todo o apoio necessário ao trabalho de auditores internos e externos indicados pela sede.

03 Agir como Representante Legal da Organização

– Representar a OIKOS para todas as formalidades necessárias ao estabelecimento legal da organização nas Honduras.

– Auxiliar o Coordenador Geral da América Central no estabelecimento de parcerias estratégicas (alianças, consórcios, etc.) na região, com ONG locais e internacionais, universidades, empresas privadas, que possam aumentar o impacto do projecto da OIKOS junto das comunidades locais e viabilizar a estratégia de longo prazo da organização nas Honduras e na América Central.

– Ajudar a OIKOS no estabelecimento/fortalecimento de vínculos com os Doadores (ECHO/Comissão Europeia, JICA, USAID, Organizações das Nações Unidas, outras ONG Europeias e Americanas, Fundações, etc.) de modo a angariar financiamentos que viabilizem a estratégia de longo prazo da organização nas Honduras e na América Central.

– Acompanhar a evolução social e política do país e da região, bem como as mudanças no quadro das instituições (Estado, Organismos de Investigação/Divulgação/Ensino, Organizações Internacionais, ONG, financiadores, etc.)

– Elaborar reflexões e propor planos de estratégia tendo em vista o futuro da OIKOS no país e na região.

– Analisar as propostas de projectos apresentados à OIKOS por organizações locais, pelo Estado ou pelos financiadores e dar o parecer sobre a viabilidade dos mesmos.

– Identificar e formular, em colaboração com a coordenação regional para América Central e a sede (gabinete de projectos) da Oikos, novas propostas de projectos.

– Assegurar que a propriedade da OIKOS (veículos, equipamentos, espaços alugados, etc.) é preservada e bem gerida;

04 Gestão da Informação e do Conhecimento

– Recolha e tratamento de informação, acerca das actividades do projecto, problemas e soluções encontradas, metodologias aplicadas, aprendizagens e possibilidades de replicação;

– Elaborar relatórios, mensais, trimestrais e anuais de progresso – narrativo e financeiro – que deverão ser enviados ao Coordenador Geral da América Central e ao Gabinete de Projectos em Lisboa, e servirão de base para os relatórios a enviar aos doadores.

05 Cooperação e Reforço Institucional

– Cooperar com os parceiros locais, governamentais e não-governamentais, contribuindo para o reforço das capacidades técnicas do pessoal local e das instituições;

– Cooperar com outros projectos e programas da OIKOS, sempre que tal contribua para a finalidade do projecto.


PERFIL:

– Formação superior;

– Espanhol fluente; Inglês e Português (nível alto, preferencial);

– Experiência anterior no sector (cooperação para o desenvolvimento, ajuda humanitária), em funções similares;

– Conhecimentos das dinâmicas de financiamento das instituições internacionais

– Experiência de gestão de ciclo de projectos

– Experiência em gestão das relações com doadores e outros parceiros (ongs, instituições, etc.);

– Experiência de trabalho no e/ou conhecimento do contexto centro americano (preferencial);


CANDIDATURAS:

Enviar por E-mail CV e carta de motivação (em Espanhol), até o dia 7 de Dezembro de 2007, a: Francesco Filippi (departamento de projectos), gap2@oikos.pt .