Honduras

Já foi inaugurado o Centro de Recolha e Comercialização em Pespire, Honduras

CentrodeAcopio3

Já está em funcionamento o Centro de Recolha e Comercialização de alimentos e produtos em Pespire, uma alternativa de comercialização para os/as produtores/as locais.

 

Desta forma, a APRAL – Associação Pespirense de Produtores Agropecuários Limitada, fundada no âmbito do Projecto “Cadeias produtivas e gestão sustentável dos recursos naturais em zonas de ladeira do Município de Pespire”, já pode desenvolver-se de forma mais independente.

 

De acordo com o presidente da APRAL, Santos Lorenzo Palma Salazar, “Os produtores e produtoras de Pespire sonhavam com esta concretização há vários anos, pensando no bem-estar das suas famílias. Para mim, as iniciativas deste Projecto têm sido muito importantes, pois melhoraram significativamente as minhas capacidades produtivas e os meus conhecimentos sobre gestão e comercialização”.

 

A inauguração e abertura do Centro teve lugar a 5 de Maio de 2011 e contou com a participação de autoridades locais, representantes das instituições que financiam o projecto, representantes da sociedade civil e de organizações comunitárias de Pespire.

 

Este Centro será gerido e administrado exclusivamente pela APRAL e funcionará como uma loja, onde os clientes podem comprar os produtos ecológicos dos produtores, bem como os produtos transformados e doces feitos pelos grupos de mulheres. O Centro servirá também como armazenamento, onde os produtores podem reunir a sua produção e vender em grandes quantidades no mercado, a um preço mais competitivo e vantajoso.

 

Veja aqui mais informações: Comercialização alternativa de produtos locais em Pespire.

 

Outro benefício aos produtores/as da APRAL, previsto na planificação estratégica do projecto, é a possibilidade de lhes serem concedidos pequenos empréstimos com o objectivo de ampliarem as suas actividades agrícolas e micro-empresariais, permitindo assim maior e mais rápido desenvolvimento.

 

O projecto “Cadeias produtivas e gestão sustentável dos recursos naturais no Município de Pespire” promove um impacto directo na vida de 300 famílias camponesas, pertencentes a 15 municípios de Pespire, sendo os beneficiários finais cerca de 6.760 pessoas. Executado em parceria com a ONG hondurenha ADEPES, e co-financiado pela Comissão Europeia, promovem-se acções orientadas a estimular mudanças significativas na qualidade de vida da população urbana e rural do município de Pespire.

 

  CentrodeAcopio3