Participação, cidadania e acesso a emprego para os jovens, El Salvador

Este projecto promoveu a participação cidadã e o acesso a emprego de jovens dos munícipios de Guaymango e Jujutla, Departamento de Ahuachapán.

Após três anos de trabalho a potenciar as habilidades d@s jovens dos municípios de Guaymango e Jujutla e contribuindo para significativas melhorias de oportunidades profissionais, os resultados foram muito positivos e estão, entre eles: 1) a formação da Rede Juvenil Torogoz; 2) o atual processo de reformulação de políticas municipais levando em consideração o apoio aos jovens empreendedores; 3) o estabelecimento de fazendas de frangos, suínos e galinhas; e 4) o estabelecimento de micro-empresas em diferentes sectores, desde serigrafia, salão de beleza, mini-bazar, até fabrico de doces de coco.

Cerca de 58% da população de El Salvador vive em áreas rurais. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mostra falta de homogeneidade entre os departamentos, sendo que o Departamento de Ahuachapán está entre os cinco mais pobres do país. Com uma população de 354.578 habitantes, este departamento tem uma base económica composta pela pecuária e agricultura baseada sobretudo no cultivo de grãos, cana-de-açúcar, café, frutas, hortaliças e forrageiras.

Este projeto beneficiou essencialmente jovens, contribuindo para aumentar a sua qualidade de vida e neutralizar o êxodo rural para a cidade ou países estrangeiros. Foram ativadas diversas redes juvenis e criadas empresas cooperativas geridas por jovens, potenciando o mercado de trabalho nesta região e a criação de raízes locais.

País: El Salvador

Localidade: Guaymango e Jujutla

Quando: 2008-2011

Financiamento: 993 649 €

Beneficiários: 12 659 pessoas

 

EIXOS TEMÁTICOS

SETORES DE INTERVENÇÃO

Related projects