Oikos

Educação para a Cidadania Global: um veículo privilegiado para o desenvolvimento

Uma breve análise de alguns dados do relatório de 2010 sobre Portugal do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) facilmente nos permite dar conta do papel fundamental que a educação tem tido na promoção do Desenvolvimento. Foi através desta, do investimento na qualificação humana, na investi

“Se a Educação para a


Cidadania Global (ECG)


contribui para termos cidadãos


mais informados e conscientes


acerca dos problemas


concretos da actualidade,


certamente contribuirá também


para o estabelecimento de um


desenvolvimento mais


sustentável e sustentado do


mundo”

Naturalmente, falar sobre desenvolvimento implica que se precise antes de mais o que se entende por este conceito. Ao longo dos anos inúmeras definições têm sido propostas, mas todas, sem excepção, porque envoltas de subjectividade, estarão sujeitas a críticas.

Por isso, salientar-se-á aqui apenas a avançada pela ONU na sua Declaração sobre Direito dos Povos ao Desenvolvimento, onde o desenvolvimento é apresentado como “um processo económico, social, cultural e político abrangente, que visa o constante melhoramento do bem-estar de toda a população e de cada indivíduo tendo por base a sua participação activa, livre e significativa no processo e na justa distribuição dos benefícios resultantes do mesmo.” (Boff, adaptado)

Portanto, de acordo com esta definição, mais do que acumulação de riqueza, o desenvolvimento prende-se com o bem-estar humano e com a liberdade das pessoas para exercerem as suas escolhas. Para isso é fundamental o reforço das capacidades humanas, e a educação é seguramente uma componente essencial para o aumento sustentado do nível de vida mundial. Aumento que, ao longo dos últimos duzentos anos, sem dúvida se deve ao progresso tecnológico resultante do papel da educação na investigação e inovação.

Relatam os especialistas que nos últimos 40 anos, todas as regiões fizeram progressos no Desenvolvimento Humano, embora tenham alcançado níveis diferentes. A Ásia Oriental e Pacífico parecem constituir mesmo um caso de sucesso, já que conseguiu um progresso económico considerável. No entanto, e para além dos números, há outras realidades que importa analisar. Muitas são ainda as pessoas que vivem com graves privações em muitos aspectos da vida.

 

O Contributo da Educação para a Cidadania Global

Vários estudos económicos, difundidos em encontros nacionais e internacionais, têm sido unânimes em considerar a educação um factor-chave, se não mesmo decisivo, para o sucesso dos países em geral e dos países em desenvolvimento em particular. Só a educação permitirá sair da pobreza de uma forma mais sustentada.

“… a educação deve ser um processo aberto a todos durante toda a vida. Porque não basta, à semelhança do que acontece em muitos países em desenvolvimento, promover a alfabetização e a educação básica. Por isso mesmo continuam em desenvolvimento, porque não adquiriram a capacidade para construir a sua própria prosperidade, eles mesmos por eles mesmos.” MAYOR, Federico (2001). “Desenvolvimento Endógeno e Governação Democrática”

Daqui resulta que os países que nas últimas décadas alcançaram maior crescimento económico, com benefícios claros para a sua sociedade, foram também aqueles que maiores esforços realizaram no campo da educação ou mais se empenharam na promoção do desenvolvimento intelectual.

Um bom exemplo desta prática, caso de sucesso ao longo dos últimos 50 anos, chega-nos da Ásia Oriental, os chamados “Tigres” ou “Dragões” do Oriente. A aposta numa estratégia de educação orientada para a tecnologia permitiu-lhes um rápido desenvolvimento das qualificações humanas, indispensáveis ao domínio das novas tecnologias. O ensino básico foi prioritário logo no início do desenvolvimento destes países, mas à medida que o seu crescimento se processava e a necessidade de trabalhadores mais especializados e instruídos se tornava premente para alimentar a competitividade, o ensino secundário e superior crescem também vertiginosamente.

Para ter acesso à versão alargada do relatório de avaliação (Portugal 2010), em formato PDF, clique aqui.

 

Consulte também:


» Metodologias participativas e recursos pedagógicos

» Recursos Pedagógicos