Institucionais

“Artistas Solidários” juntam-se à Oikos

Comunicado de Imprensa Oikos
08/11/2010

Exposição visa angariar fundos para as missões humanitárias da Oikos

Lisboa, 3 de Novembro de 2010 – De 11 a 18 de Novembro, estarão em exposição nos Claustros do Palácio da Bolsa, no Porto, obras de setenta e oito “Artistas Solidários” que aceitaram colaborar com a Oikos – Cooperação e Desenvolvimento numa grande acção de angariação de fundos para os projectos humanitários e de cooperação, que a ONG portuguesa desenvolve em todo o mundo.

 

Júlio Pomar, Júlio Resende, José Figueiredo, Graça Morais, Paulo Ossião são alguns dos grandes nomes da Pintura nacional que estarão representados nesta exposição colectiva de arte solidária. Ao lado destes nomes consagrados estarão outros artistas que acederam ao desafio lançado pela Oikos – desde professores universitários, a jovens talentos nacionais, e encontram-se, também, artistas que, só após a passagem para a reforma da sua actividade profissional, (re)descobriram a paixão pela Arte. A solidariedade de todos eles tornou possível a realização desta iniciativa.

 

Todas as obras patentes na exposição “Artistas Solidários” foram doadas à Oikos pelos artistas plásticos, e poderão ser adquiridas no Palácio da Bolsa, pelo montante previamente estipulado pelos artistas. Todas as receitas angariadas revertem integralmente para projectos de cooperação e desenvolvimento da Oikos.

Esta é a segunda edição da exposição “Artista Solidários”, uma iniciativa que a Oikos pretende realizar todos os anos. O ano passado, na sua primeira edição, a exposição “Artistas Solidários” contou com o apoio de Joe Berardo e do Casino Lisboa. Os fundos angariados com a venda das obras doadas permitiram à Oikos apoiar o projecto de Segurança Alimentar e Prevenção de Catástrofes da Ilha de Moçambique.

 

Este ano, a Oikos conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto e da Associação Comercial do Porto, que cederam todo o apoio logístico para que a exposição pudesse viajar até ao Norte do País.

As obras expostas este ano no Palácio da Bolsa oscilam entre os setenta e cinco e os quatro mil euros, sendo a entrada da exposição “Artistas Solidários”, gratuita.


Sobre a Oikos

A Oikos – Cooperação e Desenvolvimento é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), constituída em 1988, em Portugal. Em 1992, o Estado Português reconheceu-lhe o estatuto de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública e, em 2000, foi-lhe atribuído o Estatuto Consultivo junto do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC).

Tem como missão erradicar a pobreza extrema e garantir que todas as pessoas usufruam do direito a uma vida digna. Actua através de delegação própria em Cuba, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Moçambique, Nicarágua, Peru e Portugal.


Contacto para mais informações

Marisa de Freitas David – Coordenadora de Comunicação

comunica@oikos.pt / marisa.david@oikos.pt

Rua Visconde Moreira de Rey, 37
Linda-a-Pastora 2790-447 Queijas,
Oeiras – Portugal

Tel. +351 21 882 3630 | Fax. +351 21 882 3635