As comunidades de Cabaceira Pequena, no distrito de Mossuril, continuam a reforçar as suas atividades económicas através de fundos comunitários geridos pelos grupos de Poupança e Crédito Rotativo (PCR).
A Oikos apoiou 20 grupos de PCR com o objetivo de facilitar o acesso dos seus membros a pequenos empréstimos, promovendo o investimento, a criação e a expansão de negócios locais. Esta iniciativa tem contribuído para aumentar a capacidade financeira das famílias e fortalecer a resiliência económica das comunidades.
Atualmente, equipas da Oikos realizam visitas de acompanhamento e monitoria a negócios apoiados pelo projeto nos distritos de Mossuril e da Ilha de Moçambique – ações permitem avaliar os resultados alcançados, identificar desafios e reforçar o apoio técnico prestado aos beneficiários.
Temos observado que os serviços financeiros de base comunitária desempenham um papel fundamental na promoção do empreendedorismo local, na criação de novos rendimentos e na melhoria das condições de vida das famílias.
Esta atividade enquadra-se no Projeto de Apoio à Inclusão Financeira de Famílias Vulneráveis através da Promoção de Serviços Financeiros Baseados na Comunidade, implementado pela Oikos, com financiamento do Camões, IP, em parceria com as organizações OFEC e Luarte.

