O Projeto Aymuray deu mais um passo importante no reforço da segurança alimentar e do tecido social no distrito de Rosal del Monte, município de Buesaco, no departamento de Nariño, Colômbia.
Foram entregues 1.500 galinhas poedeiras a 80 famílias, cada uma recebendo 15 novas aves, somando agora um total de 30 galinhas por agregado familiar. Para apoiar a produção, o projeto forneceu ainda concentrados para garantir que as galinhas atingem o peso ideal, assegurando uma produção sustentável de ovos, tanto para consumo como para comercialização.
Paralelamente, temos promovido encontros comunitários com os 80 beneficiários, dinamizados com metodologias participativas e educativas. Estes encontros têm sido espaços de diálogo e reflexão sobre a importância da organização comunitária, da gestão familiar e comunitária das habitações e galinheiros, e da participação ativa nos processos coletivos que fortalecem o tecido social.
A intervenção abrange seis aldeias do distrito de Rosal del Monte: Hatillo Medina, El Manzano, San Miguel Alto, San Miguel Bajo, Alto Monserrate, San Isidro, bem como a área urbana do distrito. Nestes territórios, as famílias beneficiam também de assistência técnica contínua em agroecologia e produção diversificada de alimentos, promovendo práticas agrícolas sustentáveis e melhorias na qualidade de vida.
O Projeto AYMURAY está em curso desde 2024, e é implementado pela Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, com financiamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. A sua presença tem proporcionado oportunidades significativas a jovens e famílias rurais, gerando transformações positivas e duradouras nas comunidades de Buesaco.