Infelizmente, os plásticos são uma parte muito significativa dos resíduos que encontramos ao caminhar em qualquer comunidade são-tomense.
Esta situação deve-se principalmente a uma questão: os habitantes da maior parte das comunidades não encontram ainda os espaços adequados para depositar os seus resíduos, e a separação dos lixos é uma realidade ainda desconhecida para quase todos.
Neste sentido, o projeto “Cê Úcu, Maxi Futulo – Reciclagem e Transformação de Plásticos Através da Intervenção Comunitária” tem dinamizado limpezas junto das comunidades, sendo que a última teve lugar na Praia das Conchas Roça e Plancas II e envolveu um total de 55 pessoas, entre crianças e adultos.
Com estas iniciativas as comunidades vão tomando consciência do grande problema que são os resíduos e que, ao ignorar esta problemática, estão a pôr em risco não só a sua saúde, mas também a biodiversidade e o futuro da pequena ilha que por enquanto ainda se caracteriza pela sua imensidão de azul e verde.
Estas atividades decorreram no âmbito do projeto “Cê úcu, maxi futulo – Reciclagem e transformação de plásticos através da intervenção comunitária”, em parceria com a Missão Dimix e financiamento do Instituto Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
Saiba mais sobre o projeto.