
Promoção da igualdade de género através de estruturas comunitárias de base
Pretendemos aumentar a capacidade de resiliência, inclusão e acesso a respostas sociais para mulheres, jovens e pessoas LGBTIQ+ em 5 comunidades do município de Cabañas Este.
El Salvador, o menor país da América Central, enfrenta uma combinação complexa de desafios sociais, económicos e ambientais. Em comunidades como Cabañas Este, mulheres, jovens e pessoas LGBTIQ+ organizadas atuam em contextos de desigualdade e violência estrutural, e identificam a necessidade de fortalecer suas redes de apoio e acesso a mecanismos de denúncia e serviços adequados. A ausência de espaços comunitários seguros e inclusivos, bem como a desinformação sobre rotas de atendimento, limitam a resposta coletiva frente às violências de género. O projeto parte dessas realidades locais para ampliar capacidades organizativas e facilitar respostas construídas a partir das próprias comunidades.
Iremos, assim:
- Apoiar mulheres, jovens e pessoas LGBTIQ+ sobreviventes ou potenciais vítimas de violências por razão de género, aumentando o seu auto-reconhecimento e facilitando mecanismos de denúncia e serviços de restituição de direitos.
- Fortalecer organizações comunitárias de mulheres, jovens e pessoas LGBTIQ+ para que se tornem espaços mais inclusivos, seguros e livres de violência de género.
- Promover a igualdade de género e uma vida livre de violência em espaços comunitários, através de campanhas e ações culturais e desportivas com enfoque em direitos humanos.
Localidade: Cabañas Este
Quando: DEZ 2024 - NOV 2028
Orçamento: 605 600 €
Beneficiários: 582 pessoas e 19 organizações