Conforme previsto, a Oikos começou o trabalho de capacitação das dezenas de mulheres são tomenses das organizações da sociedade civil. No total, serão realizadas 8 a 9 sessões sobre variados temas de interesse para as organizações, os quais lhes permitirão melhorar o seu trabalho diário junto das comunidades.
As primeiras sessões já decorreram com um enorme êxito:
- Na primeira, focámo-nos em conhecer cada organização na sua totalidade, bem como compreender a rede de mulheres e as principais dificuldades de cada organização.
- Na segunda sessão, sobre Gestão Financeira, abordaram-se os 4 conceitos básicos da contabilidade: receitas, custos, lucros e gestão de caixa, e de seguida foram realizados exercícios práticos para melhor compreensão dos conteúdos. Explicou-se também de que forma as organizações podem elaborar o orçamento das suas atividades e projetos, ressalvando aspetos importantes que os próprios financiadores impõem.
- Na terceira e quarta sessões, sobre Gestão Associativa e Boa Governança, refletiu-se sobre formas de promover trabalho em equipa, ajuda mútua, partilha de informação, negociação e comunicação, bem como se aprofundou o que é o associativismo e para que serve. Foram também apresentados os 10 requisitos essenciais para o funcionamento eficaz de uma organização, bem como os 5 princípios de boa governança.
Durante o próximo mês a Oikos continuará a fortalecer estas organizações, para que o seu trabalho tenha cada vez mais alcance.