Nicarágua

Oikos acompanha monitoria de projecto na Nicarágua, em conjunto com a União Europeia

No âmbito do último ano do projecto “Fortalecimento das organizações comunitárias para a construção de cidadania no Município de Bluefields”, liderado pela Organização Nicaraguense Acção Médica Cristã, co-financiado pela União Europeia, e com a colaboração da Oikos, foi realizada uma visita técnica ao terreno para a monitoria e avaliação do projecto.

 

Nesta ocasião, teve-se a oportunidade de conhecer a equipa que está a implementar as acções do projecto no terreno, e verificar o alcance dos resultados:

  1.  Consolidados os processos de organização comunitária.
  2.  Fortalecida a legitimidade, legalidade e institucionalidade das Organizações Comunitárias.
  3.  Fortalecidos os vínculos entre Município e Comunidade.
  4.  As entidades públicas locais estão orientadas para a promoção do modelo de saúde comunitária autónoma.

 

Na cidade de Bluefields (capital da Região Autónoma do Atlântico Sul), realizou-se um encontro com 51 representantes de Associações locais, líderes comunitários e alguns dos alunos que participam na “Escola de Incidência em Políticas Públicas” (EIPP, uma das principais actividades desenvolvidas). Os presentes tiveram a oportunidade de partilhar avanços obtidos e experiências resultantes do envolvimento nas iniciativas do projecto, especialmente das actividades da Escola e as suas implicações.

 

O outro eixo da EIPP é o trabalho com a população de Kukra River, um conjunto de comunidades desta mesma zona, centradas na comunidade de La Aurora, da qual participaram neste encontro 17 líderes e representantes comunitários relacionados com o projecto.

 

O município de Bluefields conta ainda com um Comité de Desenvolvimento Municipal que trabalha em coordenação com associações locais e com a EIPP na elaboração de estratégias de desenvolvimento municipais e comunitárias.

 

Os beneficiários finais somam um total de 25.006 pessoas da cidade de Bluefields e 3.429 de Kukra River, somando um total de 28.435 pessoas beneficiadas.