Nos últimos anos, os países da América Central têm assistido a retrocessos no progresso em direção à igualdade de género das pessoas LGBTIQ+, que têm sofrido violações e discriminação por parte de governos conservadores que adotam políticas e decisões discriminatórias em relação à diversidade sexual. De acordo com dados recentes, 84% das pessoas LGBTIQ+ nos quatro países relatam ter sofrido violência devido à sua identidade de género ou orientação sexual.
É perante este cenário que é lançado o projeto que visa reduzir as barreiras para a equidade de género e melhorar o bem-estar socioeconómico e o empoderamento político de 2.800 pessoas LGBTIQ+ em El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua.
Comprometemo-nos a:
- Capacitar com base nos Direitos Humanos
- Melhorar o acesso à justiça
- Oferecer apoio psicossocial
- Sensibilizar sobre género e diversidade
- Promover formações profissionais
- Melhorar as condições de emprego
- Fortalecer a participação na tomada de decisões
Este é um esforço colaborativo de cinco organizações de direitos humanos apoiado pelo Global Affairs Canada, que não se limita apenas ao financiamento, mas inclui também orientação técnica, metodológica e política na promoção e defesa dos direitos das pessoas LGBTIQ+. Juntos por um futuro mais inclusivo e igualitário!
Em parceria com SOMOS CDC, ANIT, COMCAVIS TRANS y LAMBDA.