Notícias, Testemunhos

Artistas e moradores Cubanos elogiam o trabalho do artista português Styler

O Festival Janelas Paralelas em Cienfuegos – Cuba, que durou uma semana, atraiu artistas locais, nacionais e internacionais, incluindo o artista português Styler. Durante o evento, foram realizadas oficinas de pintura comunitária com a participação ativa da comunidade local, incluindo crianças, jovens e idosos. O mural de Styler recebeu grande admiração pela sua originalidade e habilidades artísticas, sendo que o artista partilhou a sua experiência e profissionalismo com artistas locais e alunos da Benny Moré School of Arts.

“O Styler ganhou reconhecimento pela sua arte inclusiva: “É um artista que aprendeu na rua, a fazer arte para todos, expressando o seu mundo (ou mundos) sem a pretensão de vender mais ou ser melhor. Ele passa a vida a sorrir para todos, a admirar o trabalho dos outros sem vê-lo abaixo do seu, algo que me parece extremamente admirável; tanto como ser humano quanto como artista. Ter aqui um ‘mundo seu’ parece-me um completo elogio a este lugar”” refere Erika, um dos alunos da Benny Moré School of Arts.

Ao que Mauro, aluno da mesma escola, acrescenta “”Parece-me que ele está à margem da beleza e do fotorrealismo. É um rapaz que começou a fazer arte de rua sem nunca frequentar nenhuma academia. Simplesmente tinha talento, praticou e acabou a dominar a sua arte de forma espetacular. Partilhar todo o processo com ele foi uma oportunidade única e impossível de esquecer”.”

Após mais de uma semana de trabalho árduo, Styler concluiu o seu mural, que se tornou um ponto de contemplação para todos os que passam pela área. Os moradores locais expressaram também a sua gratidão por essa intervenção artística, que transformou as fachadas das casas e trouxe uma nova vida ao bairro.

“”Foi maravilhoso. Tornamo-nos como uma família e ajudamo-lo no que ele precisava. Ele é muito carismático e caloroso, e sou grato a ele pela vida pois fiquei feliz em tê-lo conhecido. É um artista que faz o que quer com a tinta. Além disso, já nasceu com esse dom, é pintor, mestre em arte!””, conta o vizinho residente de uma das casas intervencionadas por Styler.

“”Sinto-me muito abençoada e cheia de sorte porque moro há pouco tempo no bairro e é um privilégio. A fachada era muito feia e sempre soube que com os meus recursos, não ia conseguir pintá-la. Não pensei que ficasse um trabalho tão bom”” refere Juana Rosa, residente na casa em que Styler interveio.

Também o artista Santiago Hermes, que lidera a Zona Criativa Trazos Libres desde o início, nos conta que “o João fez muito mais do que pintar. “Ele ensinou jovens artistas e compartilhou com os vizinhos, sempre demonstrando coragem e humildade admirável.””

O projeto demonstrou como a arte pode ser um poderoso elo de união e respeito, transcendendo barreiras culturais e linguísticas!

O projeto Zona Criativa Trazos Libres procura promover a renovação sociocultural e o crescimento económico da cidade de Cienfuegos, em Cuba, por meio da arte e da cultura. A Oikos e seus parceiros estão envolvidos nesse projeto, que une autoridades locais, académicos e artistas para preservar e valorizar o património cultural e tradicional da região.

Decorre dos esforços conjuntos da Oikos, da Câmara Municipal de Cienfuegos e da Universidade de Cienfuegos, com financiamento da União Europeia e Camões, I.P.