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É cada vez mais urgente preparar as comunidades para os desastres climáticos em Moçambique

Todos estes episódios fazem-nos querer preparar as comunidades para futuras calamidades, ajudando as mesmas a tornarem-se mais resilientes em práticas de construção. Neste sentido, pretendemos dar a cada vez mais crianças um acesso digno à educação. A Oikos construirá mais escolas no país depois do sucesso das construções de várias escolas seguindo padrões e técnicas de resiliência, recorrendo não só a materiais convencionais de construção como também a materiais locais.

Com o intuito de melhorar a capacidade de preparação, resposta e recuperação das escolas e das suas comunidades escolares perante eventuais desastres climáticos, a Oikos construirá: 5 salas de aula, 6 sanitários, 2 casas de professores e 1 ponto de acesso a água.

92 membros do Conselho Escolar e 15 artesãos locais estão envolvidos, não só nesta construção mas também na criação de 2 comités escolares e 1 comunitário para gerir qualquer emergência, nomeadamente perante as previsões de aumento da frequência e gravidade de fenómenos climáticos.

Em paralelo, toda a comunidade escolar, que conta com 1500 alunos e 80 membros do Conselho Escolar, receberá formação em Educação em Emergência, Redução do Risco de Desastres e adaptação às alterações climáticas. A formação abrange-se também para outros temas como o trabalho infantil, a exploração e abusos sexuais, a violência de género e a higiene menstrual sendo que de forma a reforçar este último tema, se entregarão 1000 kits que asseguram o acesso à higiene e saúde das meninas nas escolas. Estes kits darão às raparigas um maior conforto durante a menstruação, combatendo as suas desistências e o fraco aproveitamento escolar nestas ocasiões em que ficam impossibilitadas de ir a escola, o que as coloca em desvantagem em relação aos rapazes.

Com estas e muitas outras medidas, acreditamos contribuir para o bem estar dos moçambicanos, que estão a ser frequentemente afetados pelos danos ambientais causados por todos nós.