Notícias

Mangais: um ecossistema com valor inestimável

Os mangais são florestas únicas, altamente produtivas e complexas, que se desenvolvem em áreas de transição entre o ambiente terrestre e marinho nas zonas tropicais e subtropicais.

São considerados “ecossistemas de carbono azul” uma vez que, a longo prazo, são 10 vezes mais eficientes que os ecossistemas terrestres a absorver e armazenar grandes quantidades de carbono.

 

Deste modo são de extrema importância pois providenciam uma variedade de serviços ecossistémicos, contribuindo para a mitigação das alterações climáticas através do sequestro de carbono e da biofiltração de poluentes, atuando na proteção costeira contra ventos fortes e ciclones, cheias e a subida do nível do mar. Funcionam também como berçário na reprodução de diversas espécies marinhas como peixes, caranguejos e camarão, consideradas cruciais para a dieta alimentar e geração de rendimento das comunidades costeiras.

 

Por reconhecer que este ecossistema tem um valor inestimável, desde 2018 que a Oikos tem trabalhado com as comunidades e autoridades locais, com a comunidade científica e com vários parceiros internacionais para promover a sua conservação e valorização.

 

Esta estratégia tem dado frutos, com projetos implementados com sucesso em São Tomé e em Moçambique. A Oikos, com o apoio do CEPF (Critical Ecosystem Partineship Fund), juntou investigadores do MARE e comunidades locais para melhorar a gestão participativa dos mangais de Malanza e Praia das Conchas em São Tomé, num projeto recentemente concluído, mas que será usado como modelo para intervenção noutros mangais do país. Enquanto na costa leste africana, a Oikos e a Blue Ventures têm trabalho juntas na promoção da conservação e valorização da linha costeira da Ilha de Moçambique e Mossuril, trabalhando com a população local para a valorização e conservação de várias áreas de mangal.

 

Contamos alargar o nosso trabalho e o nosso contributo para a proteção dos mangais a outras áreas e outros países onde atuamos, porque conservar os mangais é essencial para a saúde dos oceanos e das comunidades.

 

Os mangais também são sítios lindos e turísticos e por isso ainda apoiamos as comunidades a desenvolver atividades como passeios de canoa como fonte de rendimento alternativa!