A Oikos assinou um convénio de cooperação externa com a Comissão Nacional de Direitos Humanos das Honduras, Mecanismo Nacional de Prevenção à Tortura e o Instituto Nacional de Atendimento a Menores para proteger pessoas em situação de vulnerabilidade.
O objetivo é formar uma aliança estratégica entre instituições, para contribuir na elaboração e divulgação de processos que promovam o respeito dos Direitos Humanos de mulheres, crianças, pessoas com HIV, pessoas com deficiência, população LGBTIQ+ e pessoas privadas de liberdade.
Principais pontos a trabalhar em conjunto são:
- Campanhas de informação e sensibilização sobre tratamento de reclamações e orientações sobre questões humanitárias.
- Estabelecimento de protocolo de atendimento, com abordagem diferenciada, para atendimento de grupos em condição mais vulnerável.
A Oikos assina este acordo em representação do projeto “Inclusão, governança e restituição de direitos para todos”, que conta com o co-financiamento da União Europeia e o compromisso das cinco Organizações que o colocam em prática.
O projeto é executado pela Oikos em parceria com Passionista Serviço Social (SSPAS) e Associação Coletiva de Mulheres para o Desenvolvimento Local (CFDL), de El Salvador, Centro de Desenvolvimento e Cooperação LGTBI (-SOMOS CDC-) e Centro de Estudos da Mulher-Honduras (CEM-H).
Queremos igualdade de justiça através da proibição e prevenção da tortura e outros maus-tratos e a restituição dos direitos das pessoas mais vulneráveis das Honduras e El Salvador.