El Salvador

A Oikos recebeu Prémio Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos

51971072377 f2a0a92313_c

A Oikos recebeu dia 30 de Março o Prémio Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos “Oscar Arnulfo Romero”, pelo papel da Oikos na coordenação do projeto “Jovens organizados na defesa dos seus direitos”. O prémio foi recebido pelo Coordenador da Oikos em El Salvador, Pedro L. Hernández Piedra.

Estamos muito gratos pelo reconhecimento nesta área de trabalho que tanto valorizamos: os Direitos Humanos, em particular junto dos jovens!

 

Versão em espanhol 

 

O prémio é atribuído pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI) e pela Fundação Santa María, em coordenação com o Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia a instituições de ensino e da sociedade civil, que atuam de forma exemplar na defesa e promoção dos Direitos Humanos através da educação.

 

 51971072377 f2a0a92313_c

 

A Comissão de Avaliação desta IV edição foi composta por representantes do Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia, da Procuradoria de Defesa dos Direitos Humanos e da OEI em El Salvador, que também participaram na cerimónia de entrega de prémios.

 

O projeto premiado procura fortalecer as capacidades das organizações e das redes juvenis, para a defesa, denúncia, advocacia e promoção dos direitos dos jovens, especialmente grupos em situação de vulnerabilidade: mulheres, população LGBTI, afrodescendentes, entre outros.

 

Dois anos após o início deste projeto, foi possível juntar mais de 60 organizações juvenis em diferentes ações de formação e advocacia, que alcançaram mais de 2.500 jovens.

 

 51972145003 991b7c248b_c

 

Alguns dos resultados mais relevantes foram:

 

  •  Acompanhamento na formação da “Red de JuventudES” composta por 25 organizações;
  • Aula Virtual para Juventudes Defensoras com 3 cursos gratuitos e abertos;
  • Duas edições da Escola de Juventudes Defensoras, formando líderes de mais de 30 organizações;
  • Workshops sobre diversos temas: saúde mental, segurança digital, gestão de projetos, entre outros;
  • Elaboração e publicação de dois estudos sobre a situação dos jovens defensores dos direitos humanos e sobre o cumprimento do papel do Estado na garantia dos Direitos Humanos dos jovens;
  • Elaboração e entrega participativa da Plataforma Legislativa da Juventude 2021-2023 a 74 candidatos a vereadores;
  • Campanhas de promoção dos direitos humanos dos jovens.

 

Estas contribuições para a transformação da vida dos jovens de El Salvador e da sua participação no espaço público, a nível regional e nacional, têm sido possíveis graças ao interesse e envolvimento das organizações juvenis, ao apoio da União Europeia e do Instituto Camões, bem como o compromisso de organizações parceiras locais: ADES Santa Marta e El Salvador Global Platform.

 

Conheça a apresentação deste projeto no vídeo: