Smartfarmer Projeto Piloto – Beira Interior
Pretendemos gerar valor económico e impacto social junto de agricultores nacionais, especialmente os de pequena agricultura e agricultura familiar.
A Beira Interior é um território de baixa densidade demográfica, preponderantemente rural, marcadamente desertificada e com um sector agrícola caraterizado pela pluriatividade e o plurirrendimento.
Assim, pretendeu-se desenvolver o SmartFarmer na Beira Interior (com enfoque na restauração coletiva) mas estabelecendo a ligação, nomeadamente com a Lezíria do Tejo/Lisboa, com enfoque nos grupos de consumidores individuais agregados.
Este projeto iniciou-se com um diagnóstico dos territórios da Beira Interior em termos agrícolas e demográficos, mais tarde concretizou-se o acompanhamento do projeto STAI.Bin dos Politécnicos de Castelo Branco e da Guarda para definição de uma bateria de indicadores de avaliação económica, social e ambiental do SmartFarmer da Beira Interior, e posteriormente deu-se início ao contacto com potenciais consumidores agregados da região, nomeadamente Instituições Privadas de Solidariedade Social.
Paralelamente, iniciaram-se as alterações de fundo na plataforma www.smartfarmer.pt para melhorar a facilidade de acesso na ótica do utilizador.
Como negócio social, o Smartfarmer visa uma correlação positiva entre o lucro e o impacto: quanto mais transações se efetuarem através do Portal SmartFarmer, maior será o rendimento dos produtores e a coesão entre estes e os seus consumidores.
Localidade: Beira Interior
Quando: 2018-2021
Orçamento: 110 313 €
Beneficiários: 140 pessoas