Decorreu no dia 2 de novembro de 2021 a oficina “A MINHA PRAIA” com a Escola EPC 25 de junho, na Ilha de Moçambique.
Iniciámos assim o Programa de Educação Ambiental do projeto “Solução participada para plásticos marítimos” com o envolvimento de 37 participantes – crianças, professores, educadores ambientais e o diretor da escola.
A oficina envolveu um percurso de (re)conhecimento e valorização ambiental e a criação coletiva do livro “Ver, ouvir, cheirar, tocar, sentir A MINHA PRAIA”.
Porque (re)conhecer, amar, cuidar de um lugar é uma ação que começa com investigação, proximidade e encantamento. Foi um dia especial!
Teve uma parte de campo, na praia, e outra informativa e de trabalho no espaço do projeto “Solução Participada Para Plásticos Marítimos”, que tem como objetivo global proteger e valorizar o ecossistema marinho da Ilha de Moçambique com a participação e envolvimento da população na resposta ao problema dos plásticos marítimos.
A educação ambiental e a sensibilização são fundamentais para a mudança de comportamentos, especialmente junto dos mais jovens.
Este é um projeto em que a Oikos é parceira da UCCLA/URB-África, em conjunto com o Conselho Municipal da Cidade da Ilha de Moçambique, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – UniLúrio, Associação dos Pequenos Empresários de Hotelaria e Turismo da Ilha de Moçambique (APETUR), Ensaios e Diálogos Associação e CAIRIM da Universidade Eduardo Mondlane, cofinanciado pelo Camões, I.P.