Mais de 20 Escolas, 7 Agrupamentos e pelo menos 3.200 alunos uniram-se para mostrar que querem fazer parte da solução na luta contra a pobreza e que querem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) cumpridos.
17 de outubro assinala-se o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e a Oikos há muitos anos que assinala este dia desafiando a comunidade escolar a aderir para uma mobilização conjunta.
A intenção é mostrar que não só temos o poder de mudar o mundo, como temos os meios para o fazer e queremos começar por algum lado: juntos e individualmente.
Com as atividades em grupo ainda muito condicionadas, este ano já se voltou a assinalar o dia de forma menos “virtual”. No ano passado, desafiámos a elaboração de um vídeo https://app.memento.com/SJfr1Khwv/group-video para contornar uma fase mais difícil da pandemia provocada pela COVID-19.
Este ano, as atividades já foram mais diversificadas, entre as quais: exposições temáticas, elaboração de trabalhos de grupo, visualização de documentários, elaboração e/ou visualização de vídeos, jogos didáticos, uso de uma peça de roupa branca no dia, recolhas de bens diversas para entrega a Associações Locais.
A Oikos complementa o seu trabalho de Vida Sustentável e Ação Humanitária nas comunidades de países mais pobres e vulneráveis com a Educação para a Cidadania Global, considerando que pessoas mais informadas e conscientes farão a diferença na construção de um Mundo mais sustentável.
A pobreza e a desigualdade são motivos suficientes para a mobilização, por isso devemos colocar o nosso esforço individual e conjunto para a transformação do Mundo em que queremos viver.
Com a certeza de que somos a primeira geração da história da humanidade com os meios para poder erradicar a pobreza e a desigualdade, esperamos que este dia tenha sido uma oportunidade para reafirmar o compromisso com a construção de um mundo mais humano, justo e igualitário!