A Oikos aceitou com entusiasmo o convite à participação no VI Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, organizado pela Universidade de Cabo Verde juntamente com o Ministério de Agricultura e Ambiente de Cabo Verde.
Para além de poder participar na discussão do presente e contribuir para a definição do futuro da Educação Ambiental no espaço lusófono, a Oikos está a apoiar a capacitação de professores através de uma ação de formação para 25 docentes do ensino básico e secundário e animadores de Organizações da Sociedade Civil. Esta atividade é desenvolvida em parceria com a Universidade de Cabo Verde, Universidade Lusófona e Universidade Federal do Paraná.
Após a conclusão da formação, os participantes serão desafiados e acompanhados no desenvolvimento de projetos nas suas escolas e comunidades, lançando as bases para uma rede de escolas ambientalmente ativas e no espaço lusófono.
O VI Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa acontece de 2 a 5 de novembro de 2021, em São Vicente e Santo Antão, Cabo Verde. Pretende-se, de forma global, fomentar um debate alargado sobre o tema “Oceano, Lusofonia e Educação Ambiental: caminhos de esperança para uma transformação socioecológica na CPLP”.
Os principais temas abordados e eixos temáticos são:
- A educação ambiental e a literacia oceânica;
- A educação ambiental, direitos humanos e crise climática;
- A educação ambiental e atividades socioeconómicas como valorização das comunidades locais;
- A educação ambiental no sistema educativo, construindo a ecocidadania;
- A educação ambiental na conservação da natureza