Multigeográficos

III Feira Integral de Saúde realizada nas Honduras com entrega de kits de biossegurança para pessoas privadas de liberdade

Realizou-se mais uma Feira de Saúde Integral dirigida a pessoas LGBTI privadas de liberdade no Centro Penal Marco Aurelio Soto, localizado em Tamara, Honduras.

Com a atividade, foi possível capacitar pessoas LGBTI privadas de liberdade em questões de direitos humanos, nomeadamente no que diz respeitos as suas violações, a tortura e maus-tratos, e foram ainda entregues 70 kits de higiene e proteção pessoal no contexto da pandemia COVID-19.

 

Esta cerimónia contou com a participaram o Diretor do Centro, Coronel Mariano Pacheco, a Diretora da ASOCIDE, Victoria Ferrera, e Rihanna Ferrera da COZUMEL TRANS, bem como representantes do Conselho Penitenciário Nacional e do Conselho Nacional Local sobre Assuntos LGBTI + Privados e Privados de Liberdade.

 

 

As Feiras de Saúde Integral têm como objetivo apoiar o trabalho das instituições e autoridades públicas, para garantir o direito humano à saúde das pessoas que se encontram nas prisões e necessitam de atenção médica oportuna e tratamentos adequados, a nível físico e psicológico.

 

O projeto busca contribuir para a proibição e prevenção da tortura, maus-tratos e outras violações dos direitos humanos contra as populações em condições de maior vulnerabilidade e risco nas Honduras e em El Salvador. As iniciativas continuarão a ser desenvolvidas para ajudar mais mulheres, jovens e pessoas LGBTI a ter uma vida digna e acesso a justiça igual.

 

Neste ano, já foram realizadas duas Feiras Integrais de Saúde, nos centro penitenciarios de Marcala y Choluteca, no âmbito do projeto binacional “Inclusão, governança e restituição de direitos de todos”, executado pela Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, o Centro de Estudos da Mulher (CEM-H) e o Centro de Desenvolvimento e Cooperação LGTBI (SOMOS CDC) de Honduras, e em El Salvador pelo Serviço Social Passionista (SSPAS) e o Grupo de Cidadãs pela Descriminalização do Aborto.

 

Esta feira foi apoiada pelo Centro de Desenvolvimento e Cooperação LGBTI (SOMOS CDC), com o apoio financeiro da União Europeia, e em colaboração com a Associação de Direitos Humanos COZUMEL TRANS e o Instituto Penitenciário (INP).

 

FeriaIdeSalud 240921A