colombia

Formação em Inovação Social no Projeto Junt@s

As atividades de formação para mais de 430 jovens foram realizadas nos municípios de Buesaco, San Lorenzo, Taminango e Tumaco através de oficinas participativas de inovação social.

Versión completa en español

 

 

O principal objetivo foi desenvolver propostas de transformação da realidade local que possibilitem o fortalecimento das lideranças juvenis e iniciativas econômicas da juventude organizada. As propostas de inovação tiveram por base os  problemas sociais identificados nas oficinas de novembro de 2020 e maio de 2021.

 

Assim, mais de 434 jovens receberam formação financiada pela União Europeia e a Cooperação Portuguesa, Camões I.P. que procura fortalecer a liderança e as iniciativas econômicas juvenis de quatro municípios de Nariño.

 

Desta forma, em Buesco foram assinaladas três propostas ambientais: “Guardiões do sistema ambiental”, “Limpe o Buesaco” e “Recolha e proteção de sementes”.

 

Em San Lorenzo priorizaram uma proposta relacionada com o café e o meio ambiente com o principal objetivo de criar formações profissionais para a gestão do café com boaspráticas ambientais para os jovens da região. 

 

No município de Taminango, as propostas relacionaram o meio ambiente e a água. Desta forma, a ideia consiste desde a captação da água de chuva com armadilhas de neblina, ao armazenamento e uso racional da água com irrigação por gota a gota artesanal, e também, o reaproveitamento dos esgotos por meio de tratamentos biológicos para lavouras para a produção.

 

Em Tumaco, foram sugeridas atividades recreativas que promovam o desenvolvimento físico nos tempos livres dos jovens, gerar oportunidades de escuta ativa para os mesmos e construir um centro cultural e desportivo. Estas propostas surgiram a partir do problema identificado como “aumento do consumo de substâncias psicoativas por jovens das praias do Morro que afeta sua integridade física e mental que põe em risco seu futuro”.

 

Com essas ações de capacitação, o projeto Junt@s procura fortalecer as iniciativas económicas lideradas por jovens organizados que contribuem para o desenvolvimento económico e social de suas comunidades.