Aproximam-se os passos decisivos que irão determinar o que será a PAC para Portugal até 2027.
Corremos hoje o risco de termos uma política de “mais do mesmo” no que concerne à aplicação da PAC em Portugal. Uma PAC que acentua desigualdades regionais, fomenta a intensificação das práticas agrícola e que deixa de fora uma grande parte dos agricultores.
É urgente abrir o debate. O PEPAC irá aplicar-se em 2023. É agora o tempo de intervir e procurar mudar alguma coisa.
No próximo dia 28 de julho, entre as 17h e as 19h, os promotores do “Manifesto em Defesa da Sustentabilidade da Agricultura Portuguesa” ao qual se associa a Animar e a Oikos, organizam uma sessão de trabalho dedicado ao PEPAC, Plano Estratégico da PAC 2023-2027. A sessão será divida em duas partes. Numa primeira parte (60 minutos) teremos várias intervenções para nos ajudar a introduzir o tema. A segunda parte (60 minutos) será reservada ao debate no qual todos são convidados a intervir.
Relativamente às intervenções propomos o seguinte:
– Ponto de situação PEPAC: com 2 intervenções, a primeira a cargo de um dos peritos da Comissão de Acompanhamento da PAC e uma segunda a cargo do Manifesto.
– Principais riscos / aspetos a merecer maior atenção / o que é necessário fazer: com 3 intervenções a cargo respetivamente da Animar, da Federação “Minha Terra” e do grupo de peritos (G9).
Link da reunião:
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/4758889236
Esperamos poder contar com a presença de todos/as, neste processo que entra agora numa nova fase que irá exigir a mobilização de todos/as!