El Salvador

A Escola de Jovens Defensores inicia com a capacitação em Direitos Humanos para representantes de 19 organizações de jovens

51071445513 8fd2b55125_k

Versión completa en español

 

Diversos líderes juvenis representantes de 19 organizações defensoras e promotoras dos Direitos Humanos em El Salvador participaram e terminaram com sucesso o “Curso para defensores de Direitos Humanos: O poder da defesa”, como parte da primeira edição da “Escola de Jovens Defensores”, em Santa Marta, Cabañas, durante a semana de 22 a 26 de março.

Durante cinco dias, as e os jovens partilharam conhecimentos e experiências sobre os seguintes temas: introdução aos direitos humanos, os jovens como sujeitos de direitos, os movimentos sociais e políticos, o Estado e a governança, o ciclo das políticas públicas, a defesa segura, política e social dos Direitos Humanos. Com estas capacidades e conhecimentos adquiridos, espera-se que os participantes contruam uma agenda política para a defesa dos seus direitos e realizem réplicas do curso nos suas comunidades e espaços de atuação.

 

O curso teve um foco na educação popular de aprender fazendo, com o objetivo de ter uma processo de aprendizagem participativo, construtivo e para criar espaços baseados na experimentação ativa e consciente dos jovens. Entre as atividades que se realizaram encontram-se: grupos de discussão, conferências, jogos educativos, espaços de reflexão, visita guiada e participação na Radio Victoria, visita à estufa e à Casa Comunal de Santa Marta, intercâmbios de experiências com defensores/as de Direitos Humanos na sua luta anti-mineira.

 

“O intercâmbio entre organizações foi gratificante e de muita aprendizagem. Estamos a tentar formarmo-nos em temas de Direitos Humanos e é muito importante a experiência que temos tido com todos e todas, seja na academia, na comunidade ou em todo o território”, comentou Cristina Hernández da Red de Investigadores Ambientales de El Salvador (REDIA) sobre o curso.

 

Este é o primeiro de quatro cursos a desenvolver no primeiro semestre de 2021 e que formam a primeira edição da “Escola de Jovens Defensores”. No próximos meses serão realizados: o Curso de incidência política: o poder da incidência”, o “Curso de comunicação, promoção e campanhas: alcançando as nossas vozes” e o “Curso de TICS: tecnologia para os direitos”.

 

A Escola de Jovens Defensores faz parte do projeto “Jovens oganizados defendendo os seus direitos”, em que participam 65 organizações de jovens de todo o país. Este projeto é executado pela Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, ADES Santa Marta e Plataforma Global El Salvador, e é cofinanciado pela União Europeia e o Instituto Camões.

 

As organizações participantes do “Curso para defensorxs de Direitos Humanos: o poder da defesa” foram: Asociación Juvenil para el Desarrollo de Morazán (AJUDEM), Colectivo Juvenil Radio Victoria, Asociación CoCoSI, Afrodescendientes Organizados Salvadoreñxs (AFROOS), Colectivo Caracol, Asociación Red Visión Juvenil, Colectiva Feminista Creciendo Juntas y Autónomas, Mentes Jóvenes, Nuestra Marcha, Proyecto Poder, Virtous Woman International, Youth Into Action, Red de Investigadores Ambientales de El Salvador (REDIA), Peace2world Foundation, Espacio Joven, Movimiento Verde Salvadorño Ecológico (MOVERSE), Asociación Cultural Juvenil Camaleón, Servicio Paz y Justicia de El Salvador (SERPAJ-ES) e Azul Originario.

 

51071445513 8fd2b55125_k

 

165263406 3810678002320389_3402189124966928074_o

 

164904913 3810680432320146_1856859143466955588_o

 

Mais fotos