A igualdade de género não é apenas um direito humano fundamental, mas a base para um Mundo mais pacífico, próspero e sustentável.
O sexo feminino representa metade da população mundial e, portanto, também metade do seu potencial. Infelizmente, ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar a plena igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres.
Apesar de alguns progressos nas últimas décadas, os efeitos da pandemia COVID-19 estão a agravar as desigualdades existentes para mulheres e meninas desde a saúde e economia à segurança e proteção social.
A violência contra mulheres e meninas em todas as formas disparou, desde o abuso online até a violência doméstica, tráfico, exploração sexual e casamento infantil. As mulheres já tinham rendimentos mais baixos, menos acesso a oportunidades e ainda perderam mais empregos com a pandemia, empurradas para maior situação de pobreza.
Se ainda não o fez, hoje é o dia de assumir um compromisso com as mulheres de todo o Mundo.
Que terminem as múltiplas formas de violência de género, que haja acesso igual à educação e à saúde de qualidade, que os recursos económicos, acesso ao emprego, posições de liderança e participação na vida política seja igual para raparigas e rapazes, mulheres e homens.
A Oikos está comprometida a alcançar a igualdade de género em todas as suas formas, empoderando, dando oportunidades e reforçando o papel na sociedade de todas as meninas e mulheres com quem trabalha.
A nossa equipa está comprometida com esta causa, atualizando os seus conhecimentos com formação e informação especializada nesta temática, além dos nossos projetos terem como linha transversal a igualdade de género: desde projetos de educação, cidadania global, advocacy, agricultura, campanhas de mobilização, liderança, reforço de capacidades da sociedade civil.
Esta é a nossa luta. Queremos que todas as pessoas, homens e mulheres, tenham acesso a uma vida digna. Qual é a sua luta?
#GenerationEquality #IWD2021