Pelo menos 10 organizações de jovens dos municípios de Buesaco, San Lorenzo, Taminango e Tumaco serão selecionadas para que homens e mulheres, entre os 17 e os 30 anos, se tornem parceiros beneficiários do projeto Junt@s.
A pré-seleção e seleção das organizações realizou-se durante a construção da linha de base que o projeto está a realizar com a sua equipa de trabalho nos municípios beneficiários.
O projeto Junt@s conta com promotores no terreno que são responsáveis por estabelecer contacto direto com as instituições locais e os jovens. Durante a construção da linha de base foram expostos o âmbito e benefícios do projeto às Câmaras Municipais dos quatro municípios.
O projeto foi aceite pelos quatro presidentes da Câmara dos municípios uma vez que se dedica aos temas do desenvolvimento rural e produtivo, que encaixam nas linhas e eixos estratégicos dos planos de desenvolvimento local.
Além disso, várias organizações responderam ao questionário de seleção que permitiu conhecer a situação geral das organizações, as lideranças juvenis, as competências técnicas e de gestão dos jovens, os empreendimentos agropecuários e agroindustriais geridos e a comercialização e consolidação de produtos nos mercados.
Junt@s fez uma convocatória para as organizações interessadas no projeto e as que decidiram participar realizaram entrevistas virtuais personalizadas e foram-lhes aplicados critérios de pré-seleção e seleção. O objetivo foi conhecer as organizações e jovens interessados e comprometidos com o projeto, para que não desistam durante os quatro anos da sua implementação.
O projeto Junt@s é financiado pela União Europeia e a Cooperação Portuguesa e implementado pela ONG Oikos e a Agencia de Desarrollo Local de Nariño, ADEL Nariño, tendo como objetivo “fortalecer a participação de jovens organizados/as nas suas comunidades através do aumento de iniciativas económicas e sociais lícitas”, para que os jovens se convertam em empresários locais que geram emprego nos seus municípios e permitam a sustentabilidade dos seus empreendimentos e não migrem de forma forçada do campo para a cidade por falta de oportunidades.
Saiba mais…