Moçambique

Prevenção é a solução – reforço do apoio à pandemia COVID-19 em Moçambique

O foco é o acesso a saúde de qualidade para todas as pessoas, especialmente para as comunidades rurais mais vulneráveis. A solução passa pela prevenção com educação para a saúde e população mais informada e preparada para a COVID-19.

O Governo Português, através do Camões, I.P., aprovou uma ação de reforço ao trabalho que a Oikos e a ADPM já desenvolvem junto das comunidades com que trabalham aumentando a capacidade de adaptação e resposta à crise COVID-19 em Nampula: nos distritos de Mossuril, Monapo e Ilha de Moçambique.

 

Moçambique tem diversas limitações no seu sistema de saúde, com estruturas, equipamentos e recursos muito débeis, claramente insuficientes para as suas necessidades diárias, mesmo antes da COVID-19. Com a pandemia, a dificuldade de resposta rápida nas unidades de saúde mais remotas e rurais adquire ainda maior expressão.

 

A informação e educação são consideradas prioritárias como forma de prevenção à transmissão do vírus, com especial atenção para os grupos mais vulneráveis.

 

Numa abordagem de educação para a saúde, serão reforçadas as condições de funcionamento dos centros de saúde locais e produzidos diversos materiais de comunicação para que as comunidades estejam mais informadas, conscientes e preparadas para a prevenção do COVID-19.

 

Este é um trabalho que começa já em Agosto, dirigido à comunidade em geral com especial incidência para grupos vulneráveis – pessoas com deficiência, albinos, idosos e doentes crónicos -, funcionários de Centros de Saúde, líderes comunitários e religiosos, bem como Associações de produtores e pescadores.

 

Neste projeto, com cofinanciamento do Camões, I.P., a Oikos será parceira da ADPM, juntamente com o Conselho Municipal da Vila de Monapo, Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Ação Social, Associação ADEMO, Associação Clube da Mulher e LUARTE.