“La Edad de Oro” – Idade de Ouro – já era há muito um centro de referência na capital Havana, acolhendo pessoas portadoras de deficiência física e mental profunda, mas as suas infra-estruturas estavam fortemente deterioradas pelos anos e com barreiras arquitectónicas para a especificidade dos pacientes. Os equipamentos estavam degradados e obsoletos e o estado do edifício já não permitia garantir a segurança e a qualidade requeridas.
As graves carências ao nível das infra-estruturas base levaram a Oikos e a Ordem Religiosa das “Hijas de la caridad de San Vicente de Paul”, com o Ministério para o Investimento Estrangeiro e Colaboração Económica e o Ministério de Saúde Pública, a desenvolver um projeto de recuperação do mesmo.
Considerando todas as limitações estruturais, após reconstruções parciais, optou-se pela construção de raiz de um novo edifício e seu re-equipamento.
Uma década de trabalho depois, aqui fica o antes e depois…
O novo edifício tem uma área de construção de 7.430 m2 e capacidade para acolher 186 pacientes residentes, para além de ambulatório. Conta com áreas específicas para a educação e tratamento – com salas de fisioterapia, psicopedagogia, educação laboral, enfermaria e farmácia bem como com áreas lúdico-recreativas, espaços verdes e serviços auxiliares (lavandaria, costura, cozinha, dietética…). O centro funciona também como uma unidade de referência ao nível do acompanhamento e da formação psicopedagógica para Cuba e países da região.
A inauguração oficial acontece no próximo dia 3 de Dezembro, Dia Internacional das pessoas com deficiência e Dia da medicina Latino-Americana.
Fotos de: Oikos; ACN – Agencia Cubana de Noticas; IPS Cuba e Tribuna.cu