A Oikos juntou-se a ativistas e cidadãos de todo o Mundo e participou na “Marcha pelo Clima” e na Cimeira Social que dominou a agenda paralela à 25.ª Conferência das Partes (COP25) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, em Madrid.
Na manifestação que juntou mais de 500 mil pessoas, destacam-se as palavras de Greta Thunberg:
“Estamos aqui porque os líderes mundiais vieram negociar o nosso futuro. O mundo não está na COP 25, o mundo está aqui para combater as alterações climáticas. Vocês são a esperança, não os políticos. A mudança de que precisamos não virá dos poderosos, virá das massas. E a mudança está a chegar, quer queiram ou não, porque não temos outra hipótese”.
Foto Reuters
A Oikos apoia a “Operação Madrid”, juntamente com mais de 20 Organizações da sociedade civil portuguesas, com foco na justiça climática.
Do manifesto da plataforma “Salvar o Clima” constam propostas que “não são partilhadas pelos governos”, destacando-se a necessidade de chegar mais rapidamente à neutralidade carbónica – não emitir mais do que as florestas e oceanos sejam capazes de absorver muito rapidamente. Isto implica, entre outros, a remodelação total dos transportes públicos, tal como o investimento na pecuária extensiva e sustentável.
Somos solidários com aqueles que são os menos responsáveis pela crise climática e com os que mais sofrem os seus impactos.
Nós somos aqueles de quem estávamos à espera.
Fotos Oikos