Construindo alianças para a proteção de defensores dos direitos humanos de pessoas com HIV e populações em maior risco, e para o fortalecimento do estado de direito, segurança jurídica e democracia
Pretendemos contribuir para a promoção e o respeito dos direitos humanos das pessoas que vivem com o HIV e populações em maior risco nas Honduras.
A participação de pessoas que vivem com o HIV era limitada nas áreas de diálogo político e tomada de decisão, portanto, o foco do projeto passou por acompanhar os acordos e políticas existentes, concentrando-se uma boa parte das ações sobre o empoderamento das populações alvo para alcançar uma participação efetiva destas e uma melhoria da sua segurança no seu trabalho com os defensores dos direitos humanos, para que eles sejam os agentes de mudança, promoção e defesa dos direitos humanos.
Pretendeu-se então a melhoria do enquadramento legal e jurídico, segurança, capacidades de advocacia e participação dos defensores dos direitos humanos de pessoas com VIH e populações em maior risco para a sua proteção, pleno exercício dos seus direitos humanos e participação na construção de práticas democráticas.
Com estas iniciativas:
- Aumentou-se o nível de identidade, relevância e segurança dos defensores de direitos humanos de pessoas com HIV e populações em maior risco.
- Promoveu-se o debate público, a defesa política e o diálogo social para tornar visível a situação de vulnerabilidade e violação dos direitos humanos das pessoas com HIV e populações em maior risco, e posicionar as suas propostas de políticas públicas em prol da coesão social, equidade e não discriminação.
- Melhorou-se o sistema legal a denúncias e proteção e defesa dos direitos humanos de pessoas com HIV e populações em maior risco.