Notícias

Reforço de capacidades e procura de soluções para sector das pescas na Ilha de Moçambique

IMG 3241

A Oikos, em conjunto com os Serviços Distritais de Actividades Económicas (SDAE) realizou um encontro para reforço de capacidades e procura de soluções dos problemas que são enfrentados hoje em dia relativamente no sector das pescas no distrito da Ilha de Moçambique.

O Conselho de Co-Gestão de Pescas a 31 de Julho, fomentando a partilha de responsabilidades entre o Estado e os potenciais utilizadores do mar.

Permitiu-se a representação dos interesses envolvidos, tomando em consideração o direito das comunidades pesqueiras de aceder aos recursos, participarem na planificação e gestão dos mesmos e beneficiarem-se dos ganhos resultantes da exploração dos recursos onde a pesca se desenvolve. O encontro resultou na tomada de decisões e implementação conjunta de medidas tendentes a optimizar a utilização dos recursos pesqueiros e a assegurar a sua preservação para benefício dos próprios utilizadores e das gerações vindouras.

 

A perda do pescado no estuário do Lumbo, zona partilhada pelos distritos da Ilha de Moçambique e Mossuril foi um dos problemas em foco e foram alinhadas actividades coordenadas entre todas as autoridades de fiscalização, grupos comunitárias, associações de pescadores, associações de processadores de pescado, autoridades comunitárias tradicionais, autoridades locais e pescadores.

 

O trabalho promete continuar para se poderem efectivar as actividades concrectas com os diversos parceiros. O caminho a percorrer é super desafiante, mas o empenho dos diversos actores em prol de um desenvolvimento sustentável foi patente e traz grande motivação para se tornar possivel a recuperação do pescado no Estuário do Lumbo através da definição de um plano de acção comunitário para a gestão sustentável do Estuário do Lumbo.

 

IMG 3241

 

IMG 3177