A Oikos aceitou com muito agrado o desafio de se juntar ao 1º Festival de boas-vindas às baleias na Ilha de Moçambique.
Participamos através do grupo de teatro de sensibilização comunitária da Escola Secundária da Ilha de Moçambique, preparando especialmente uma peça idealizada pela LUARTE – Arte e Cidadania e aprimorada por Francesca Bertolini, coreografa italiana em visita à Ilha. Nesta peça de teatro são abordadas as dificuldades relacionadas com a poluição marinha das baleias e da observação dos barcos no percurso desde a Antártida até chegarem à Ilha de Moçambique, onde procriam e amamentam as suas crias bebés.
O convite foi feito pela Ilha Blue que é o operador associado da World Cetacean Alliance que está à frente da organização do Festival.
Vai acontecer dias 27 e 28 de Julho e o programa está recheado de actividades interessantes de sensibilização para a observação responsável das baleias. Desde actividades culturais como concursos de pintura, teatro, música, filmes e palestras, até à observação da grande estrela do festival: uma réplica em tamanho real da baleia jubarte, feita em bambu por artesãos locais.
Esta manhã foi dedicada às crianças e agora a animação continua durante o fim-de-semana.
Desejamos os maiores sucessos para esta iniciativa que queremos que venha para ficar!