A Oikos e a AIDIA – Associação Independente para o Desenvolvimento Integrado de Alpiarça vão realizar o Seminário Agricultura Nacional, Produção Local e Comercialização Direta, dia 27 de Fevereiro 2019.
Os Circuitos Curtos Agroalimentares (CCA) que promovem a relação direta entre o produtor local e os consumidores (preferencialmente) locais eliminando o intermediário nas transações são comprovadamente uma excelente forma de promover a coesão social e territorial de uma determinada região.
Os CCA têm para o produtor uma importante proposta de valor: estabelece uma relação direta e de confiança com os seus compradores; pode prever (até antes da campanha) o que deve produzir em função do que antevê vender; tem menos custos com armazenamento e transporte; ganha mais dinheiro pois a margem do intermediário reverte a seu favor; ainda assim pode vender os seus produtos a um preço competitivo.
Para o consumidor, comprar localmente também traz grandes ganhos: permite uma relação mais próxima e de confiança com o agricultor; o acesso a produtos frescos, sazonais, de qualidade, rastreáveis e a um preço muito competitivo.
São evidentes os ganhos económicos e sociais dos CCA. Há, porém, também ganhos ambientais: um CCA tem em média uma pegada carbónica 11% mais baixa de a dos circuitos longos pois a distância física entre a produção e o consumo é significativamente menor.
Aderir e incentivar os CCA é pois uma forma muito efetiva de contribuir para o desenvolvimento da economia rural local e, por conseguinte, para a coesão territorial e desenvolvimento das regiões.
Para debater estes temas e conhecer algumas boas-práticas de outras regiões do país, a Oikos – Cooperação e Desenvolvimento e a Associação Independente para o Desenvolvimento Integrado de Alpiarça (AIDIA) organizou o Seminário subordinado ao tema “Agricultura nacional – produção local – comercialização direta” a ter lugar na Escola Superior Agrária de Santarém no dia 27 de Fevereiro das 9h30 às 13h00.
Consulte o Programa completo AQUI.
A participação é gratuita mas é necessária inscrição neste FORMULÁRIO.
Para qualquer esclarecimento ou mais informações contacte rita.valerio@oikos.pt ou teresa.neves@oikos.pt.